Jogos cooperativos, brincadeiras, danças circulares e atividades de planejamento coletivo na promoção da educação ambiental
Resumo
A Educação Ambiental (EA) possui potencial para trabalhar a problemática socioambiental na escola e pode ser capaz de estabelecer uma formação crítica com postura ética, política, social e cidadã. Vivemos em uma sociedade capitalista onde o "ter" apresenta-se como mais importante que o "ser"; o individualismo e a competitividade sobressaem à coletividade e a cooperação; e/ou os grandes centros se mostram mais interessantes que o ambiente natural. A sociedade vive no período contemporâneo marcada pelo consumismo que mudou costumes e valores. A maioria dos brinquedos são mecanizados, tecnológicos e digitais, com tendência ao individualismo. É nítida a ausência do brincar, correr e pular com os amigos da escola e do bairro. Se queremos uma mudança na maneira de viver, de forma harmoniosa, solidária, comunitária, com práticas e atitudes sustentáveis, devemos agir neste sentido. Esse trabalho visa explorar o lúdico na sensibilização ambiental, na tomada de decisão, na resolução de problemas socioambientais e na tentativa de romper com a sociabilidade da competição da sociedade capitalista, utilizando-o como ponte para mudança de valores e atitudes em prol da cooperação. Foi produzido um material didático-pedagógico com metodologia da Pedagogia da Cooperação, com jogos cooperativos, brincadeiras, danças circulares e atividades de planejamento coletivo para a promoção da EA crítica. As atividades propostas foram acumuladas historicamente e se fazem presentes em nosso cotidiano. As ferramentas pedagógicas escolhidas possuem potencial para integração da comunidade escolar e promoção de práticas sustentáveis nas escolas, favorecem o desenvolvimento de aprendizagens, a comunicação, a cooperação, a criatividade, a sensibilização, a percepção, a mudança de valores e atitudes. Nesse processo, educandos, educadores e mediadores/coordenadores trocam ideias, vivências e constroem conhecimentos. Espera-se que esse material seja compartilhado, divulgado e que contribua para que professores e educadores ambientais venham utilizá-lo em suas práticas rumo à escola sustentável.