(Com)vivências : aromas de um tempo de metamorfoses
Resumo
O relatório é resultado da (Com)vivência com a Comunidade Escolar de Brasília na Ilha do Mel. O texto ilustra os amores, aromas, cores e sabores da minha experiência como docente no Colégio Estadual Lucy Requião de Mello e Silva durante o 1º bimestre letivo de 2015 e utiliza como metodologia de reflexão teórica e de registro o conceito de Práxis em Paulo Freire para quem a reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virando falácia e a prática, ativismo. Os registros das minhas memórias têm me ajudado muito para pensar minha ação docente junto aos educandos. O hábito do diário de campo é maravilhoso pois nos possibilita viajar no tempo através de detalhes que só as palavras podem mostrar. Rememoro aqui experiências que vão ao encontro aos princípios de uma Educação Ambiental que coloca em evidência os sujeitos nos processos de aprendizagem. Uma educação que percebe a complexidade do ambiente e não se restringe aos limites disciplinares historicamente construídos para a reprodução do saber. (Des)encontros entre minhas subjetividades e o real.