dc.contributor.advisor | Nunes, Ricardo João Sonoda, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.author | Mendes, Ana Paula Martins | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-22T18:37:16Z | |
dc.date.available | 2022-06-22T18:37:16Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/42809 | |
dc.description | Orientador: Ricardo João Sonoda-Nunes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho refere-se ao projeto de intervenção socioambiental desenvolvido no Colégio Estadual Jayme Canet na cidade de Curitiba/PR entre julho de 2014 e maio de 2015, cujo foco foi à implantação de um jardim sensorial envolvendo alunos, professores e integrantes da comunidade local. Ao longo de sua existência o ser humano modifica o meio em que vive. No início, retirava dele somente o que era necessário para sua sobrevivência. Contudo, com o decorrer dos séculos passou a transformar esse ambiente em benefício próprio. Tal comportamento tem gerado consequências que colocam sob o risco a natureza e a humanidade. Nesse contexto, se faz necessário pensar as ações locais de maneira que estas possam refletir de forma global. A partir de então, surgiu à ideia de ressignificar um ambiente existente no colégio, transformando-o num espaço educador sustentável. Diante desse contexto, construiu-se a problematização dessa proposta interventiva cujo objetivo geral foi sensibilizar os educandos e a comunidade do colégio em relação às questões ambientais e o meio em que vivem a partir da construção de um jardim sensorial e nessa perspectiva favorecer a melhoria da qualidade de vida. Metodologicamente, o projeto organizou-se em três etapas: 1) visita à outros jardins sensoriais e apresentação do projeto à comunidade escolar; 2) seleção do material, lavagem dos pneus, limpeza do espaço e transporte das floreiras. Também foi construída uma calçada e um portão mais largo para permitir a acessibilidade; 3) plantio das mudas e a organização das floreiras. Em relação às considerações finais, destacamos que o jardim sensorial poderá ser utilizado no estímulo dos sentidos, nas diferentes atividades realizadas pelos professores e sendo acessível aos deficientes. Percebe-se que este novo espaço não formal de aprendizagem estimulará os sentidos dos educandos de maneira lúdica e contribuirá para a formação de uma consciência ambiental, crítica e participativa. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (36 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade e meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Ludico na escola | pt_BR |
dc.subject | Plantio (Cultivo de plantas) | pt_BR |
dc.subject | Pneus | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.title | Jardim sensorial : implantação no Colégio Estadual Jayme Canet, na cidade de Curitiba-PR | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |