Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCordeiro, Sonia Marapt_BR
dc.contributor.otherAndreoli, Vanessa Marionpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveispt_BR
dc.date.accessioned2020-07-17T20:42:22Z
dc.date.available2020-07-17T20:42:22Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42697
dc.descriptionOrientadora : Vanessa Marion Andreolipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractO presente projeto de intervenção abordou o tema da coleta seletiva, procurando discutir a preocupação com as questões ambientais no que se refere ao acúmulo de resíduos e enfatizar atitudes corretas como, por exemplo, a separação do lixo seletivamente em sala de aula, desde a educação infantil. Dessa maneira, compreende-se que a Educação Ambiental torna-se uma aliada na conscientização humana no que se refere à responsabilidade em relação as questões ambientais, assim como no fortalecimento da participação e da abrangência na maneira de ver e agir sobre o mundo. A abordagem foi realizada com uma turma da Pré-escola (4 anos), na Escola Municipal Professora Desauda Bosco da Costa Pinto, localizada no município de Morretes, litoral do Paraná. O estudo se deu em várias etapas, iniciando-se pela pesquisa bibliográfica, com o intuito de se aprofundar no tema e investigar os principais estudos sobre o problema dos resíduos, assim como as fases da separação seletiva e seus benefícios para o meio ambiente. Em seguida foram feitas rodas de conversa com os alunos, que pesquisaram e relataram como era realizada a separação do lixo em suas residências, assim como entrevistaram moradores do entorno da escola para saber qual a importância que atribuíam a coleta seletiva. Pode-se perceber que muitas famílias já realizam a separação mas ainda é muito frágil a coleta dos resíduos nos bairros abrangidos pela comunidade escolar. Após a intervenção, foi possível notar a mudança da atitude diária na separação do lixo em sala de aula pelas crianças envolvidas, assim como dos profissionais que participaram do processo.pt_BR
dc.format.extent35 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação infantil - Projetospt_BR
dc.subjectColeta seletiva de lixopt_BR
dc.titleA coleta seletiva como possibilidade de sensibilização ambientalpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples