dc.contributor.advisor | Murata, Marília Pinto Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.author | Alcova, Izaura Leiko Nishimori Aguera | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-02T19:50:53Z | |
dc.date.available | 2022-05-02T19:50:53Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/42646 | |
dc.description | Orientador: Marília Pinto Ferreira Murata | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho procura trazer elementos para reflexão sobre as dificuldades que os docentes do ensino regular do Estado do Paraná encontram para elaborar e implementar atividades pedagógicas na sua rotina escolar. A investigação procura abordar de forma sucinta num primeiro momento o contexto histórico da educação especial no contexto mundial, a caracterização da educação especial no Brasil e a forma como o processo de inserção foi conduzido no Estado do Paraná. A partir de dados disponibilizados tanto pelo Governo Federal com pelo Governo Estadual pode-se traçar um perfil de como cada poder articula o processo de inserção. Neste contexto foi feita uma investigação numa escola pública do Estado do Paraná a fim de trazer mais elementos que oportunizem um melhor entendimento das causas que vem dificultado à inserção dos alunos especiais nas escolas do Estado do Paraná. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (40 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação especial - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | A inserção do aluno especial no ensino regular no estado do Paraná | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |