Intervenção no contexto escolar : reflexões e contribuições na realidade socioambiental
Resumo
O grande desafio que está colocado é justamente de criar uma forma, uma maneira de intervenção, e assim ajudar a escola a encontrar uma nova identidade, motivando a comunidade escolar, e formalizar a instituição como um espaço educacional onde educadores e educandos construam conhecimentos de forma mutua e reciproca, modificando o ambiente escolar a cada dia, enriquecendo o pensamento crítico. Buscando interagir com a comunidade de seu entorno, por ser uma escola particular inserida no meio de uma comunidade vulnerável. A principal função deste projeto implantado no Centro Educacional Infantil no município de São José dos Pinhais, cujo tema principal Meio Ambiente vem corroborar para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade, local e global. Para atingir esses objetivos, mais do que trabalhar informações e conceitos, é preciso que a escola comece a trabalhar com a formação de valores e atitudes. Nesta perspectiva busca-se despertar nos educandos a consciência ecológica aprimorando os hábitos de liderança. A visão de "Líder" a que se refere este trabalho não é de uma posição de autoridade formal, mas ilustrando o fato de que uma pessoa pode se tornar um "líder" ao propor e fazer a diferença no local em que está inserido, atingindo um objetivo maior, presando uma educação emancipatória.