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dc.contributor.advisorTauscheck, Neusa Maria, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorConzatti, Aparecidapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveispt_BR
dc.date.accessioned2022-05-30T16:12:24Z
dc.date.available2022-05-30T16:12:24Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42610
dc.descriptionOrientador: Neusa Tauscheckpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambientalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractO objetivo do trabalho foi conhecer as práticas pedagógicas vivenciadas no Colégio Estadual do Campo Contestado, estabelecido no município da Lapa, no Assentamento Contestado, assim chamado em homenagem às famílias semterra e aos trabalhadores rurais que lutaram na Guerra do Contestado, de 1912 a 1916. Fundado em 08 de fevereiro de 2011, o Colégio Estadual do Contestado – Ensino Fundamental e Médio, foi mais uma conquista da comunidade do Assentamento que, após muita luta vem atendendo os filhos de agricultores e familiares. Outra conquista dessas famílias foi em 2005, quando, instalou-se no Assentamento a Escola Latino-Americana de Agroecologia – ELAA, que implementou o Curso Tecnologia em Agroecologia, de graduação universitária. Aproximadamente 400 alunos e 108 famílias residem no assentamento, que vê no investimento em educação a melhoria da renda, a diversificação da produção e a qualidade de vida. As famílias da comunidade referida vivem e se organizam de acordo com as orientações e diretrizes nacionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra – MST, e procuram organizar a produção agropecuária com base agroecológica, num marco mais amplo de regeneração e conservação ambiental e reconstrução ecológica da agricultura. A pesquisa, de cunho socioambiental, realizada por meio do estudo do Projeto Político Pedagógico – PPP e de visitas para coleta de informações, busca a compreensão da educação do campo nas experiências educativas implementadas nessa escola. Verificou-se que a proposta pedagógica da escola prevê a execução de projetos integrados com todas as disciplinas curriculares, desenvolvendo e integrando os saberes de toda a comunidade escolar.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (21 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectMovimento dos sem terra - Educaçãopt_BR
dc.subjectEcologia agrícolapt_BR
dc.subjectEducaçao ambiental - Paranápt_BR
dc.titleEstudo da metodologia trabalhada na educação ambiental na escola de assentamento localizada no município da Lapa - PR : Colégio Estadual do Campo Contestadopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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