Estudo da metodologia trabalhada na educação ambiental na escola de assentamento localizada no município da Lapa - PR : Colégio Estadual do Campo Contestado
Resumo
O objetivo do trabalho foi conhecer as práticas pedagógicas vivenciadas no Colégio Estadual do Campo Contestado, estabelecido no município da Lapa, no Assentamento Contestado, assim chamado em homenagem às famílias semterra e aos trabalhadores rurais que lutaram na Guerra do Contestado, de 1912 a 1916. Fundado em 08 de fevereiro de 2011, o Colégio Estadual do Contestado – Ensino Fundamental e Médio, foi mais uma conquista da comunidade do Assentamento que, após muita luta vem atendendo os filhos de agricultores e familiares. Outra conquista dessas famílias foi em 2005, quando, instalou-se no Assentamento a Escola Latino-Americana de Agroecologia – ELAA, que implementou o Curso Tecnologia em Agroecologia, de graduação universitária. Aproximadamente 400 alunos e 108 famílias residem no assentamento, que vê no investimento em educação a melhoria da renda, a diversificação da produção e a qualidade de vida. As famílias da comunidade referida vivem e se organizam de acordo com as orientações e diretrizes nacionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra – MST, e procuram organizar a produção agropecuária com base agroecológica, num marco mais amplo de regeneração e conservação ambiental e reconstrução ecológica da agricultura. A pesquisa, de cunho socioambiental, realizada por meio do estudo do Projeto Político Pedagógico – PPP e de visitas para coleta de informações, busca a compreensão da educação do campo nas experiências educativas implementadas nessa escola. Verificou-se que a proposta pedagógica da escola prevê a execução de projetos integrados com todas as disciplinas curriculares, desenvolvendo e integrando os saberes de toda a comunidade escolar.