Educação ambiental e a horta : da escola para a casa do educando
Resumo
Resumo: Este trabalho, apresentado como parte final do curso de Especialização em Educação Ambiental: Espaços Educadores Sustentáveis da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral tem como principal foco apresentar uma vivência em Educação Ambiental atrelada ao Projeto de Intervenção Horta Escolar, que aconteceu na Escola Estadual São Francisco município de Paranaguá / PR. Esse projeto teve como proposta direcionar os educandos para percepções relacionadas as questões ambientais. Para isso, houve uma busca de conceitos e pensamentos referentes a estes temas, com olhares voltados para uma Intervenção Escolar que dessem subsídios de reconhecimento de atitudes, em relação ao meio ambiente. A Horta Escolar como um laboratório vivo, traz consigo determinadas funções atreladas aos conteúdos de ciências naturais, como alimentação saudável, práticas de preservação e manutenção do meio ambiente, entre outras. Logo, tais reflexões estão contidas neste texto. Pois, tal abordagem está diretamente conectada as propostas interventivas da horta e anexada ao processo de Educação Ambiental. Assim, pensar em formas de trabalho e propostas de intervenção é visto como essencial para um bom desenvolvimento de atividades ligadas a tais temas, pela importância que estes englobam e pela qualidade do processo de ensino ao qual serão ofertadas. Neste texto são expostas vivências consideradas significativas para o assunto, bem como a organização, divisão do planejamento por etapas