dc.contributor.advisor | Adams, José Rodrigo Barth | pt_BR |
dc.contributor.author | Alves, Luci Gonçalves | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-11T23:37:59Z | |
dc.date.available | 2022-07-11T23:37:59Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/42235 | |
dc.description | Orientador: José Rodrigo Barth Adams | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Propomos uma análise sobre a insegurança do professor em relação aos alunos em que os seus direitos são violados na família e o reflexo aparece em seu trabalho em sala de aula. Nos últimos anos surgiram muitos estudos e debates no que se refere ao assunto da violência contra as crianças e as dificuldades que geram insegurança no educador para lidar com o aluno que passa por algum tipo de violência. O que leva o educador a sentir dificuldade quando se trata de ter, em sua turma "normal", um ou mais alunos portador de direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do adolescente-ECA sendo violados. Perceber os conflitos que ocorrem durante a transmissão dos conhecimentos básicos, questionando a formação profissional e se ela abrange o estudo direcionado a estes alunos, com preparo para confiarem em si ao lidar com as ocorrências emergenciais que possam surgir durante o processo de aprendizagem. Estas questões colocam em dúvida o ensino inclusivo sem a devida preparação do profissional da educação para lidar com suas necessidades. Para tentar elucidar estas questões, são abordadas nesta pesquisa, teorias que permitem a clareza do objetivo proposto inicialmente, uma vez que o ato de aprender visa à educação para uma sociedade que está em constante movimento, de forma veloz em direção às transformações contemporâneas. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (23 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Violencia doméstica | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Maus-tratos | pt_BR |
dc.subject | Estudantes - Problemas emocionais | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos - Educação | pt_BR |
dc.title | O reflexo da violência doméstica nos alunos da rede municipal de ensino | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |