O reflexo da violência doméstica nos alunos da rede municipal de ensino
Resumo
Propomos uma análise sobre a insegurança do professor em relação aos alunos em que os seus direitos são violados na família e o reflexo aparece em seu trabalho em sala de aula. Nos últimos anos surgiram muitos estudos e debates no que se refere ao assunto da violência contra as crianças e as dificuldades que geram insegurança no educador para lidar com o aluno que passa por algum tipo de violência. O que leva o educador a sentir dificuldade quando se trata de ter, em sua turma "normal", um ou mais alunos portador de direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do adolescente-ECA sendo violados. Perceber os conflitos que ocorrem durante a transmissão dos conhecimentos básicos, questionando a formação profissional e se ela abrange o estudo direcionado a estes alunos, com preparo para confiarem em si ao lidar com as ocorrências emergenciais que possam surgir durante o processo de aprendizagem. Estas questões colocam em dúvida o ensino inclusivo sem a devida preparação do profissional da educação para lidar com suas necessidades. Para tentar elucidar estas questões, são abordadas nesta pesquisa, teorias que permitem a clareza do objetivo proposto inicialmente, uma vez que o ato de aprender visa à educação para uma sociedade que está em constante movimento, de forma veloz em direção às transformações contemporâneas.