Analise bibliométrica da produção cientifica sobre Educação em Direitos Humanos
Resumo
Resumo: Diversos acontecimentos na história da humanidade, especialmente no século
XX, suscitaram as discussões no campo dos Direitos Humanos, culminando na
criação de órgãos e entidades visando lutar pela garantia do respeito à dignidade
das pessoas, e leis que regulamentem e especifiquem quais são esses direitos. A
Educação em Direitos Humanos consiste na formação de uma cultura de respeito à
dignidade humana, por meio de ações que promovam valores como igualdade,
justiça, solidariedade, liberdade, cooperação, paz, tolerância, entre outros,
fundamentalmente capazes de gerar um convívio social harmônico. Nesse sentido,
diversos/as autores/as vêm se debruçando sobre o tema, motivando o
desenvolvimento desse estudo a fim de traçar o perfil da produção científica no
Brasil através de uma análise bibliométrica. Para tanto, foram analisados 40 artigos
científicos na base de dados da biblioteca eletrônica SciELO a partir do descritor
"Educação e Direitos Humanos". Foi observado um total de 65 autores, perfazendo
uma média de 1,6 autores por artigo. A maioria dos artigos foi escrito por apenas
um/a autor/a, sendo que a minoria é do sexo masculino. 62% são doutores e a
maioria está localizado/a na região sudeste do Brasil. 22% dos/as autores/as estão
localizados no exterior e um dado interessante é que 98% dos artigos foram
enquadrados como qualitativos. As referências de todos os artigos totalizaram 734,
perfazendo uma média de 18,35 referências por artigo, evidenciando 70,57% de
origem nacional. Outros dados importantes são que a maioria dos artigos foi escrito
no período de 2011 a 2015 e a principal área temática observada foi a Direitos
Humanos e Educação (32,5%).