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dc.contributor.advisorMurata, Afonso Takao, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorBajerski, Andrei Eduardo, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanospt_BR
dc.date.accessioned2021-06-22T20:01:17Z
dc.date.available2021-06-22T20:01:17Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42158
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Afonso Takao Muratapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Diversos acontecimentos na história da humanidade, especialmente no século XX, suscitaram as discussões no campo dos Direitos Humanos, culminando na criação de órgãos e entidades visando lutar pela garantia do respeito à dignidade das pessoas, e leis que regulamentem e especifiquem quais são esses direitos. A Educação em Direitos Humanos consiste na formação de uma cultura de respeito à dignidade humana, por meio de ações que promovam valores como igualdade, justiça, solidariedade, liberdade, cooperação, paz, tolerância, entre outros, fundamentalmente capazes de gerar um convívio social harmônico. Nesse sentido, diversos/as autores/as vêm se debruçando sobre o tema, motivando o desenvolvimento desse estudo a fim de traçar o perfil da produção científica no Brasil através de uma análise bibliométrica. Para tanto, foram analisados 40 artigos científicos na base de dados da biblioteca eletrônica SciELO a partir do descritor "Educação e Direitos Humanos". Foi observado um total de 65 autores, perfazendo uma média de 1,6 autores por artigo. A maioria dos artigos foi escrito por apenas um/a autor/a, sendo que a minoria é do sexo masculino. 62% são doutores e a maioria está localizado/a na região sudeste do Brasil. 22% dos/as autores/as estão localizados no exterior e um dado interessante é que 98% dos artigos foram enquadrados como qualitativos. As referências de todos os artigos totalizaram 734, perfazendo uma média de 18,35 referências por artigo, evidenciando 70,57% de origem nacional. Outros dados importantes são que a maioria dos artigos foi escrito no período de 2011 a 2015 e a principal área temática observada foi a Direitos Humanos e Educação (32,5%).pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (24 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.titleAnalise bibliométrica da produção cientifica sobre Educação em Direitos Humanospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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