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dc.contributor.authorAlves, Marta Marianopt_BR
dc.contributor.otherGonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.date.accessioned2019-10-21T16:12:37Z
dc.date.available2019-10-21T16:12:37Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42034
dc.descriptionOrientadora : Nadia Gaiofatto Gonçalvespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A presente monografia é resultado de uma análise documental, tendo como referência os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Pedagogia e Bacharelado com Licenciatura em História da Universidade Federal do ParanáUFPR. E apresentou como perspectiva investigativa, observar no Projeto Político Pedagógico dos cursos, se e como estes contemplam a Lei 10.639/03; lei que inclui a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" como conteúdo curricular na Educação Básica ofertada no território nacional brasileiro. E também identificar, no processo de elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos se existem permanências e mudanças, relacionadas à temática proposta na Lei 10.639/03. A pesquisa foi realizada nos Projetos Político Pedagógicos do curso de Pedagogia dos anos de 1995 e 2007; e no curso de Bacharelado com Licenciatura em História no Projeto Político Pedagógico do curso do ano de 2010 e na matriz curricular (disciplinas ofertadas) do ano de 1992 que corresponde ao período em que estava em vigor o Projeto Político Pedagógico anterior ao de 2010. Ao final da pesquisa, foi observado que, após dez anos da promulgação da Lei 10.639/03, os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos analisados, não demonstraram indícios de que a Lei 10.639/03 esteja permeando a proposta pedagógica e curricular, de forma a garantir ao futuro docente os conteúdos necessários ao seu exercício profissional.pt_BR
dc.format.extent125 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.titleImplementação da lei 10.639/03 : uma análise dos projetos político pedagógicos dos cursos de Pedagogia e de bacharelado com licenciatura em História da UFPRpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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