dc.contributor.author | Alves, Marta Mariano | pt_BR |
dc.contributor.other | Gonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-21T16:12:37Z | |
dc.date.available | 2019-10-21T16:12:37Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/42034 | |
dc.description | Orientadora : Nadia Gaiofatto Gonçalves | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A presente monografia é resultado de uma análise documental, tendo como referência os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Pedagogia e Bacharelado com Licenciatura em História da Universidade Federal do ParanáUFPR. E apresentou como perspectiva investigativa, observar no Projeto Político Pedagógico dos cursos, se e como estes contemplam a Lei 10.639/03; lei que inclui a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" como conteúdo curricular na Educação Básica ofertada no território nacional brasileiro. E também identificar, no processo de elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos se existem permanências e mudanças, relacionadas à temática proposta na Lei 10.639/03. A pesquisa foi realizada nos Projetos Político Pedagógicos do curso de Pedagogia dos anos de 1995 e 2007; e no curso de Bacharelado com Licenciatura em História no Projeto Político Pedagógico do curso do ano de 2010 e na matriz curricular (disciplinas ofertadas) do ano de 1992 que corresponde ao período em que estava em vigor o Projeto Político Pedagógico anterior ao de 2010. Ao final da pesquisa, foi observado que, após dez anos da promulgação da Lei 10.639/03, os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos analisados, não demonstraram indícios de que a Lei 10.639/03 esteja permeando a proposta pedagógica e curricular, de forma a garantir ao futuro docente os conteúdos necessários ao seu exercício profissional. | pt_BR |
dc.format.extent | 125 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.title | Implementação da lei 10.639/03 : uma análise dos projetos político pedagógicos dos cursos de Pedagogia e de bacharelado com licenciatura em História da UFPR | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |