• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Implementação da lei 10.639/03 : uma análise dos projetos político pedagógicos dos cursos de Pedagogia e de bacharelado com licenciatura em História da UFPR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - MARTA MARIANO ALVES.pdf (12.09Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Alves, Marta Mariano
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A presente monografia é resultado de uma análise documental, tendo como referência os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Pedagogia e Bacharelado com Licenciatura em História da Universidade Federal do ParanáUFPR. E apresentou como perspectiva investigativa, observar no Projeto Político Pedagógico dos cursos, se e como estes contemplam a Lei 10.639/03; lei que inclui a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" como conteúdo curricular na Educação Básica ofertada no território nacional brasileiro. E também identificar, no processo de elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos se existem permanências e mudanças, relacionadas à temática proposta na Lei 10.639/03. A pesquisa foi realizada nos Projetos Político Pedagógicos do curso de Pedagogia dos anos de 1995 e 2007; e no curso de Bacharelado com Licenciatura em História no Projeto Político Pedagógico do curso do ano de 2010 e na matriz curricular (disciplinas ofertadas) do ano de 1992 que corresponde ao período em que estava em vigor o Projeto Político Pedagógico anterior ao de 2010. Ao final da pesquisa, foi observado que, após dez anos da promulgação da Lei 10.639/03, os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos analisados, não demonstraram indícios de que a Lei 10.639/03 esteja permeando a proposta pedagógica e curricular, de forma a garantir ao futuro docente os conteúdos necessários ao seu exercício profissional.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/42034
    Collections
    • Educação das relações étnico-raciais [102]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV