Norma e ensino do português no contexto moçambicano
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Data
2015Autor
Mapasse, Ermelinda Lúcia Atanásio
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Resumo: A partir de pressupostos sociolinguísticos, sobre questões que envolvem variação linguística com implicações diretas no ensino-aprendizagem da língua, o trabalho enquadra-se na linha de pesquisa sobre linguagem e praticas sociais. O objetivo e analisar a percepção, a aplicação da norma do português europeu e a atitude que os professores de português, com o nível superior de escolaridade, fazem/tem em relação a norma que eles e os seus alunos usam. Quanto ao suporte teórico, a pesquisa toma como referencia a distinção dos conceitos de norma culta e norma-padrão (Faraco, 2009); o conceito de norma sociolinguística que permite a sistematização do comportamento linguístico, da avaliação social desse comportamento e da convergência de processos de mudança (Lucchesi, 2012); o redimensionamento da noção de "erro" linguístico baseado na perspectiva de variação linguística (Stroud, 1997); e estudos que defendem a educação baseada na variação linguística, no sentido de contacto entre diferentes variedades da mesma língua, assim como a inclusão da componente de sociolinguística educacional na formação de professores, como forma de dotar os futuros profissionais de uma pedagogia que ensine as variedades cultas sem desvalorizar as outras variedades da mesma língua (Bortoni-Ricardo, 1992). Do ponto de vista metodológico, a pesquisa baseia-se nos parâmetros da Sociolinguistica Variacionista. Para a coleta de dados foi usado um teste de gramaticalidade e um questionário. As partes constituintes são: 1 - Introdução - com o objetivo de apresentar o enquadramento geral do tema e os objetivos da tese, a justificação e a motivação, a metodologia adotada para a consecução dos objetivos definidos e os elementos principais que compõem a tese; 2 - Norma e padronização linguística - com o objetivo de explicitar os conceitos de norma linguística e discutir a sua importância para o ensino-aprendizagem do português em Moçambique e de apresentar aspetos principais do processo de padronização linguística e as suas consequências para o ensinoaprendizagem do português no contexto moçambicano; 3 - Aquisição de L2 e o ensinoaprendizagem do português em Moçambique - com o objetivo de distinguir aquisição de aprendizagem, competência linguística de competência comunicativa, refletir sobre a abordagem comunicativa, o ensino e aprendizagem do português em Moçambique, a situação sociolinguística de Moçambique e o conflito entre a norma de ensino e os usos reais do português em Moçambique; 4 - Metodologia de pesquisa - com o objetivo de explicitar os procedimentos metodológicos adotados para a consecução da pesquisa; 5 - Analise e discussão dos dados - com o objetivo de mostrar e comentar os resultados do estudo e discuti-los com base no quadro teórico definido; 6 - Considerações finais; e, por fim, Referencias; Apêndices e Anexos. Palavras-chave: Norma linguística. Ensino. Erro linguístico. Variação linguística. Abstract: From sociolinguistic assumptions, about issues involving linguistic variations that have direct implications on language teaching and learning, this work falls on the research category about language and social practices. It aims at analysing the perception, the application of European Portuguese norm and the attitude that teachers of Portuguese who hold university degree have towards the norm they and their students use. As far as theoretical framework is concerned, the research takes as reference the distinction between the concepts of polite norm and standard norm (Faraco, 2009); the concept of sociolinguistic norm that allows for the systematisation of linguistic behaviour, assessment of this behaviour and convergence of processes of change (Lucchesi, 2012); the resizing of the notion of language error based on the perspective of linguistic variation (Stroud, 1997); and studies that support education based on linguistic variation, in the sense of contact among different varieties of the same language, as well as the inclusion of a sociolinguistic educational component in teacher training, as a way of equipping the future professionals with a pedagogy that will enable them to teach polite varieties without undervaluing the other varieties of the same language (Bortoni-Ricardo, 1992). Methodologically, the research is based on Variational Sociolinguistics parameters. For data collection, a grammaticality test and a questionnaire were used. The work is structured in the following way: 1 - Introduction - aiming at presenting the overview of the topic and the objectives of the thesis, the rationale and motivation, the methodology used in order to achieve the defined objectives and the main elements of the thesis; 2 - Linguistic norm and standardization - aiming at explaining the concepts of linguistic norm and discussing its importance on the teaching and learning of Portuguese in Mozambique and presenting the main aspects of the process of linguistic standardization and its implications on Portuguese teaching and learning in Mozambican context; 3 - L2 acquisition and Portuguese teaching and learning in Mozambique - aiming at distinguishing acquisition from learning, communicative linguistic from communicative competence, reflecting on communicative approach, Portuguese teaching and learning in Mozambique, sociolinguistic situation of Mozambique and the conflict between teaching norm and the actual use of Portuguese in Mozambique; 4 - Research Methodology - aiming at explaining the methodological procedures adopted in this research; 5 - Data analysis and discussion - aiming at stating and commenting the results of the study and discussing them in the light of the defined theoretical framework; 6 - Final considerations; and, finally, References; Appendices and Annexes. Keywords: Linguistic norm. Teaching. Linguistic error. Linguistic variation.
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- Teses [204]