dc.contributor | Silva, Adolfo Luiz Noriller Leite da | pt_BR |
dc.contributor | Cavarzan, Deividi Alexandre | pt_BR |
dc.contributor | Baesso, Felipe Cesário | pt_BR |
dc.contributor | Lemos, Leandro Rezende | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Wandressen, Romualdo | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-15T17:59:50Z | |
dc.date.available | 2023-09-15T17:59:50Z | |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/41210 | |
dc.description | Autores: Adolfo Luiz Noriller Leite da Silva, Deividi Alexandre Cavarzan, Felipe Cesário Baesso, Leandro Rezende Lemos | pt_BR |
dc.description | Orientador: Prof. Rafael Romualdo Wandressen | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho apresenta o desenvolvimento do jogo MyCity para redes sociais, que consiste na criação e manutenção de uma cidade em um ambiente de multi jogadores. A rede social Facebook foi escolhida como ponto focal deste trabalho por possuir um amplo e crescente número de usuários em escala global, permitir uma difusão do jogo de maneira mais ampla e possibilitar uma maior interatividade do jogador com seus amigos. Para isso, o jogo explora este ambiente interativo dentro da rede social, e desafia o jogador a construir uma cidade sustentável e com diversas possibilidades estruturais. Foram criados diversos setores de construção e infra-estrutura, que podem influenciar a cidade virtual por meio de índices de satisfação da população, sustentabilidade e economia. A utilização de dinheiro fictício dentro do jogo permite que o jogador adquira quantias dinheiro para a construção dos itens, potencializando o crescimento de sua cidade, que ocorrerá de uma maneira mais rápida e com itens de valor agregado mais alto, permitindo que em um menor espaço, o jogador possua uma maior produção, seja ela financeira ou de características que satisfaçam a população. Para o desenvolvimento deste projeto foi escolhida a metodologia ágil Scrum, que proporciona uma divisão de tarefas por estórias, auxiliando na diminuição dos prazos de análise, codificação e testes, bem como a divisão de tarefas entre os integrantes da equipe. Dentre as tecnologias escolhidas para a codificação da aplicação foram utilizadas as linguagens de programação PHP, AS3 e Flex, aliadas a frameworks específicos para o armazenamento de dados na base de dados, comunicação entre as linguagens, comunicação com a rede social, arquitetura da aplicação e para a confecção da interface do jogo | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf application/x-compressed | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.title | Jogo Mycity para redes sociais | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |