Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 24
O Meu Pé de Laranja Lima : letramento literário no 6º ano do ensino fundamental
(2018)
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo geral investigar a contribuição do uso de mediação de leitura como procedimento pedagógico com vistas à formação do leitor literário. Para isso, utiliza uma sequência didática composta ...
Cultura visual e compreensão crítica de imagens : possibilidades para disciplina de arte no ensino médio
(2018)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar possíveis contribuições do estudo da Cultura Visual associada a práticas metodológicas na disciplina de Arte, com enfoque no desenvolvimento do senso crítico e estético ...
Os Recursos Educacionais Abertos (REA) e a prática pedagógica : reflexões a partir de um curso de extensão com professores da educaçõ básica
(2018)
Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). ...
Concepção sobre educação em tempo integral na perspectiva de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
(2018)
Resumo: Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva, que teve como objetivo identificar a concepção sobre Educação em Tempo Integral dos professores dos ...
Leitura e escrita na EJA fase II do ensino fundamental : repensando a prática pedagógica
(2018)
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar as dificuldades dos educandos de EJA do Ensino Fundamental Fase II na aprendizagem da oralidade, de leitura e de escrita em classe multiseriada numa organização coletiva. ...
O papel do pedagogo como mediador na/da formação continuada do professor
(2018)
Resumo: A presente pesquisa intitulada: "O papel do pedagogo como mediador na/da formação continuada do professor" buscou investigar o processo de mediação desenvolvido pelo pedagogo na/da formação continuada de professores ...
Sala de aula invertida : um estudo das percepções dos professores na experiência da metodologia SAI
(2018)
Resumo: Este trabalho insere-se na linha de pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como ...
A vez e a voz do leitor literário: aplicação do método recepcional no ensino fundamental I
(2018)
Resumo: A presente pesquisa foi idealizada a partir das dúvidas, inquietações e receios provocados pelos desafios da prática em sala de aula vivenciados pela professorapesquisadora. Os questionamentos provocaram a reflexão ...
Movimentos de um projeto político pedagógico na busca da formação emancipatória
(2018)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo perscrutar os movimentos emancipatórios do Projeto Pedagógico de Curso de Ensino Médio Integrado à Biotecnologia do Campus Jaguariaíva do Instituto Federal do Paraná. Tal ...
Educando como dono da voz na gestão de espaços e currículos no Programa Projovem Urbano
(2018)
Resumo: O presente trabalho de pesquisa intitulado "Educando como Dono de Voz na Gestão das Práticas Pedagógicas em Diferentes Espaços do Programa Projovem Urbano", buscou investigar a gestão do referido programa quanto ...