Buscar
Itens para a visualização no momento 1-6 of 6
Leitura e escrita na EJA fase II do ensino fundamental : repensando a prática pedagógica
(2018)
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar as dificuldades dos educandos de EJA do Ensino Fundamental Fase II na aprendizagem da oralidade, de leitura e de escrita em classe multiseriada numa organização coletiva. ...
Formação de alunos leitores na transição para o 6º ano : (re)construção de vínculos com a literatura no retorno ao ensino presencial
(2022)
Resumo: A presente pesquisa foi idealizada a partir da inquietação com o frágil vínculo com a literatura de estudantes ingressantes no 6º ano, o que foi agravado pela pandemia de Covid-19 e o consequente fechamento das ...
A vez e a voz do leitor literário: aplicação do método recepcional no ensino fundamental I
(2018)
Resumo: A presente pesquisa foi idealizada a partir das dúvidas, inquietações e receios provocados pelos desafios da prática em sala de aula vivenciados pela professorapesquisadora. Os questionamentos provocaram a reflexão ...
Processo de aquisição do sistema da escrita alfabética de alunos em defasagem idade/série
(2019)
Resumo: Esse estudo teve como tema norteador a análise do processo de aquisição do sistema de escrita alfabética de educandos do 4º ano que apresentavam defasagem idade/série. Uma turma de 20 alunos que, por variados ...
Cuidado com os lobinhos! : aproximações entre ensino de ciências e literatura no 3. ano do ensino fundamental
(2019)
Resumo: Esta pesquisa de mestrado se inicia com o desenvolvimento de uma sequência didática que entrelaça Literatura e Ciências, tendo como objetivo analisar as contribuições que este diálogo pode oferecer à leitura, escrita ...
Farol do saber : limites e possibilidades na formação de leitores de uma Biblioteca Escolar em Curitiba
(2016)
Resumo: Este estudo de caso de natureza etnográfica investiga as mediações de leitura e formação de leitores no contexto de um Farol do Saber da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba (RMBE). A pesquisa se ...