Navegação 40001016049P2 Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil por assunto "Taludes (Mecânica do solo)"
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Avaliação da variabilidade espacial de um talude através de investigações geológico-geotécnicas diretas e indiretas
(2017)Resumo: Esta dissertação contempla estudos envolvendo um talude rodoviário localizado na BR-116, no km 552 PN (Pista Norte), na Serra Pelada, a qual pertencente a cadeia de montanhas da Serra do Mar. A pesquisa iniciou-se ... -
Caracterização geotécnica de campo experimental para avaliação do método não destrutivo da resistência elétrica em solo grampeado
(2017)Resumo: Estruturas de contenção com solo grampeado são amplamente utilizadas ao longo de rodovias e ferrovias a fim de estabilizar taludes em corte e prover a segurança dos usuários. O acompanhamento periódico do estado ... -
Comportamento hidrodinâmico de encostas em decorrência de eventos pluviométricos : estudo de caso no Morro do Bom Brinquedo, Antonina
(2019)Resumo: Movimentos gravitacionais de massa (MGM's) constituem o processo natural de evolução do relevo montanhoso, em clima úmido, como é o caso das encostas da Serra do Mar paranaense. Esse fenômeno ocorre devido às ... -
Desenvolvimento e caracterização de um sistema automatizado para realização de ensaio sônico
(2020)Resumo: Solo grampeado é um tipo de contenção passiva composta pela inserção de barras de aço no solo e injeção de calda de cimento em volta deste elemento, sendo esta composição denominada de grampo. Esse tipo de contenção ... -
Influência da chuva nas poropressões e estabilidade dos taludes rodoviários de um trecho da BR 376 na Serra do Mar paranaense
(2015)Resumo: Desastres relacionados a movimentos de terra e deflagrados por chuvas intensas têm causado significativas perdas humanas e materiais em várias partes do globo. A Serra do Mar é uma formação composta por relevo ... -
Metodologias de mensuração econômica e avaliação da vulnerabilidade com aplicação em trechos da Rodovia Régis Bittencourt, São Paulo-SP
(2019)Resumo: Os deslizamentos de terra correspondem a um dos principais desastres naturais responsáveis por acidentes no Brasil. Grande parte das rodovias brasileiras permeiam encostas, ficando passíveis a riscos de deslizamentos. ... -
Monitoramento de um talude rodoviário da BR-116 por uma aeronave remotamente pilotada e retroanálise
(2019)Resumo: O monitoramento de taludes rodoviários constitui um recurso importante para evitar deslizamentos e possíveis tragédias causadas por movimentos de massa. A comparação de levantamentos topográficos realizados de forma ... -
Proposta de metodologia para previsão de escorregamentos em encostas com base probabilística : estudo de caso na Serra Pelada, rodovia BR 116 PR/SP
(2020)Resumo: A ocorrência de escorregamentos deflagrados por chuvas é frequente no Brasil, principalmente em regiões montanhosas, como a Serra do Mar, onde se localiza o trecho da BR 116 PR/SP conhecido como Rodovia Régis ... -
Proposta de modelo para avaliação de risco de desizamentos baseado em cenário de eventos pluviométricos : aplicação em um talude da serra do mar no trecho PR/SP
(2018)Resumo: No Brasil, a ocorrência de movimentos de massa em taludes rodoviários e em especial em regiões da Serra do Mar é frequente e resulta em prejuízos econômicos, sociais e ambientais consideráveis à sociedade. Tais ... -
Taludes estabilizados por retroanálise - análise crítica e comparação com métodos tradicionais de análise de equilíbrio limite
(2017)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o fator de segurança de taludes projetados pelo método teórico e prático de regressão, desenvolvido por Lopes (1981), o qual se baseia na estimativa da estabilidade de ...