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    Avaliação da variabilidade espacial de um talude através de investigações geológico-geotécnicas diretas e indiretas

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    R - D - ANDRESSA DE FATIMA DA ROCHA PONTES.pdf (18.16Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Pontes, Andressa de Fátima da Rocha
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta dissertação contempla estudos envolvendo um talude rodoviário localizado na BR-116, no km 552 PN (Pista Norte), na Serra Pelada, a qual pertencente a cadeia de montanhas da Serra do Mar. A pesquisa iniciou-se com a seleção do local de estudo, pois era necessária uma encosta onde o acesso fosse adequado para a execução dos ensaios e visitas de campo. Com esse propósito, fez-se um mapeamento das declividades dos taludes, na faixa de domínio da rodovia no trecho que liga Curitiba/PR a São Paulo/SP. Foi realizado um levantamento do histórico de complicações geotécnicas deste trecho e visitas de campo. Os aspectos geológicos foram levantados. Após selecionado o talude rodoviário, o solo superficial do local foi analisado por experimentos de laboratório (massa específica real dos grãos, granulometria, limites de Atterberg e sucção) e ensaios de campo (sondagens a percussão e mistas, geofísica e permeabilidade). Os resultados dos ensaios de campo e laboratório foram avaliados através do coeficiente de variação (COV), visando analisar a heterogeneidade do solo dentro das camadas que compõem o talude, por meio dos diferentes ensaios e correlacionar a variabilidade dos resultados provenientes das sondagens diretas e indiretas. Foram delimitadas cinco camadas através dos ensaios de campo. Quatro das cinco camadas de solo que compõem o talude mostraram-se com maior heterogeneidade através da geofísica do que através das sondagens diretas. Sendo o principal objetivo analisar a variabilidade através dos resultados da geofísica. Confrontando os resultados, decorridos dos métodos de investigação de campo, chegou-se a grandes dispersões. Uma vez que os produtos gerados pelas investigações diretas (sondagens a percussão e mistas) e indiretas (geofísica) apresentaram variabilidade sem estabelecerem correspondências diretas, pois os COVs das camadas do talude divergiram de um método de investigação para outro.
     
    Abstract: This dissertation includes studies about a slope of the road on the BR-116 highway, in the km 552 (North Road), located in the area denominated Serra Pelada, which belongs to the chain of mountains of Serra do Mar. The research started from the place chosen, because it was necessary a slope with adequate access for executing tests and field visits. With this purpose, a slope mapping inclination was carried out, in the domain strip of the highway in a segment which connects the cities of Curitiba/Paraná and São Paulo/São Paulo, in Brazil, a historical movement data were collected and field visits were conducted. The geological aspects were raised. Then, laboratory experiments were performed with soil samples of the superficial layer, such as specific soil mass, particle size distribution, Atterberg Limits and suction, and field tests, as permeability in situ, direct field investigations and geophysics. The results of field and laboratory tests were evaluated through of the coefficient of variation (COV), aiming to examine soil heterogeneity inside of the slope layers, through different tests and mainly correlating the variability of the results from direct field investigations and indirect surveys. The results of the field investigations methods were confronted, which showed great dispersion. The products generated by direct investigations (drilling) and indirect (geophysics) showed variability without establishing direct correspondences, since the COVs of the slope layers diverged from one method of investigation to the other. Four of the five layers of soil that make up the slope showed more heterogeneous through geophysics than through direct drilling.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/73206
    Collections
    • Dissertações [164]

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