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    Monitoramento de um talude rodoviário da BR-116 por uma aeronave remotamente pilotada e retroanálise

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    Data
    2019
    Autor
    Zonta, Jhonatan Tilio
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O monitoramento de taludes rodoviários constitui um recurso importante para evitar deslizamentos e possíveis tragédias causadas por movimentos de massa. A comparação de levantamentos topográficos realizados de forma sistemática e espaçados no tempo permitem a verificação nas mudanças da geometria de um talude. Com o avanço da tecnologia nos últimos anos, surgiram novos métodos para aquisição de dados, como por exemplo, a Aeronave Remotamente Pilotada (ou Remotely Piloted Aircraft - RPA). O embarque de sensores em uma RPA viabiliza a obtenção de informações terrestres que podem ser utilizadas para gerar um modelo tridimensional do terreno. A comparação entre seções transversais de modelos obtidos em períodos distintos podem indicar locais de mudanças abruptas de declividade, que merecem maior atenção por apresentarem risco potencial de ruptura. O entendimento das variações da geometria de um talude é um recurso importante durante o monitoramento de encostas suscetíveis a deslizamentos. O presente trabalho apresenta a consolidação de uma proposta metodológica, com base no aerolevantamento, para a obtenção de modelos tridimensionais de um talude rodoviário localizado na BR-116, que terá sua geometria comparada ao longo do tempo visando seu monitoramento. Além disso, para as medidas de estabilização de maciços, são fundamentais os parâmetros de resistência do solo (coesão "? e ângulo de atrito "?"), tais parâmetros podem ser obtidos através de métodos diretos ou indiretos. No talude em estudo, os métodos diretos já foram apresentados por trabalhos pretéritos, portanto, para acrescentar informações e refinar os parâmetros já obtidos, neste trabalho é utilizada a retroanálise como método indireto. Tal método consiste na reconstituição geométrica das encostas rompidas (a qual efetiva-se através das informações provenientes do aerolevantamento), na definição da curva ? e finalmente na estimativa dos parâmetros de resistência do solo. A proposta metodológica apresentada nesta dissertação possibilitou um levantamento e monitoramento menos oneroso de um talude rodoviário, bem como resultados consistentes dos parâmetros de resistência do solo.
     
    Abstract: The monitoring of road slopes is an important resource to avoid landslides and possible tragedies caused by mass movements. The topographic survey is a technique used to evaluate the geometry of a slope over time and verify whether it is in stability or not. However, with the advancement of technology in recent years, new methods for data acquisition have emerged, such as the Remotely Piloted Aircraft (RPA). The embarkment of sensors in a RPA makes it possible to obtain terrestrial information that can be used to generate a three-dimensional model of the terrain. The comparison between cross sections of models obtained in distinct periods can indicate places of abrupt slope changes that deserve greater attention because they present a potential risk of rupture. The Understanding variations in slope geometry is an important resource when monitoring slopes susceptible to landslides. The present work presents the consolidation of a methodological proposal, based on aerial surveying, to obtain three-dimensional models of a road slope located in BR-116, which will have its geometry compared over time aiming to be monitored. In addition, for slopes stabilization measures, are fundamental the soil parameters of resistance (cohesion "?? ?? " and friction angle "?"), such parameters can be obtained through direct or indirect methods. In the present slope study, the direct methods have already been presented by past works, so to add information and refine the parameters already obtained, in this work is used retroanalysis as an indirect method. This method consists of the geometric reconstruction of the ruptured slopes (which is effected through information from the aerial survey), the definition of the curve ?? = f (??) and finally the estimation of soil resistance parameters
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/64245
    Collections
    • Dissertações [164]

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