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    Metodologias de mensuração econômica e avaliação da vulnerabilidade com aplicação em trechos da Rodovia Régis Bittencourt, São Paulo-SP

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    Data
    2019
    Autor
    Batista, Ellen Felizardo
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Os deslizamentos de terra correspondem a um dos principais desastres naturais responsáveis por acidentes no Brasil. Grande parte das rodovias brasileiras permeiam encostas, ficando passíveis a riscos de deslizamentos. O risco de deslizamentos pode ser determinado por meio do produto entre o perigo, ou seja, a probabilidade de ocorrência de um evento perigoso, a vulnerabilidade, expressa pelo fator de dano esperado, e o valor dos elementos expostos (seres humanos, residências, entre outros). Na gestão de risco as avaliações quantitativas permitem identificar as regiões com maiores perdas, possibilitando o direcionamento dos esforços de mitigação e aumentando a eficácia do gerenciamento de risco. Esta pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de metodologias para mensurar economicamente os impactos dos deslizamentos de terra em encostas e avaliar a vulnerabilidade destas regiões. As metodologias foram aplicadas em regiões serranas as quais são atravessadas pela rodovia BR 116. As análises e mapeamentos foram implementados em um Sistema de Informações Geográficas (SIG). Visando a validação das metodologias foi realizada uma análise do risco por meio do cruzamento dos mapeamentos do perigo, vulnerabilidade e valoração dos elementos expostos. A mensuração econômica foi realizada considerando as perdas diretas e indiretas na sua composição. Para os custos diretos foram considerados os custos de construção da rodovia, das estradas rurais, das OAE (Obras de Arte Especiais), das edificações, da cobertura vegetal e da produção das áreas agrícolas. Na composição dos custos indiretos, foram consideradas as perdas econômicas com vítimas, com a interdição da rodovia e com a rentabilidade das áreas agrícolas, custos estes poucos presentes nos estudos relacionados ao tema e que são de suma importância por serem superiores aos custos diretos. Na avaliação da vulnerabilidade foram analisados os prejuízos corporais, os danos estruturais e as perturbações funcionais da região de estudo. Os resultados permitiram identificar as regiões mais vulneráveis e apontaram que, as perdas indiretas foram predominantes na composição dos custos, correspondendo a 87% dos custos totais, frente a 13% das perdas diretas. Destacando a importância da consideração dos custos indiretos nos estudos de mensuração econômica. Concluiu-se que, os estudos das consequências dos deslizamentos na forma de parâmetros econômicos reforçam a necessidade crescente da realização de análises quantitativas de riscos. Acrescenta-se ainda que, tais estudos juntamente com a avaliação da vulnerabilidade auxiliam os tomadores de decisões nos projetos de estratégias de mitigação de risco de desastres e permitem a identificação das regiões com maiores impactos econômicos frente à ocorrência de um deslizamento de terra. Palavras-chave: Deslizamentos de terra. Custos diretos. Custos indiretos. Suscetibilidade. Gerenciamento de risco.
     
    Abstract: Landslides are one of the main natural disasters responsible for accidents in Brazil. Most of the Brazilian highways permeate slopes, being susceptible to landslides. The landslide risk can be determined by the product between the danger, that is, the probability of a dangerous event to occur, the vulnerability, expressed by the damage factor expected, and the value of the exposed elements (human beings, residences, etc.). In risk management the quantitative evaluations allow us to identify regions with greater losses, enabling us to direct the mitigation efforts and increasing the risk management effectiveness. This research had the objective of developing methodologies to economically measure the impacts of landslides on slopes and to assess the vulnerability of these regions. The methodologies were applied in mountainous regions which are crossed by the BR 116 highway. The analyses and mappings were implemented in a Geographic Information System (GIS). Aiming at the validation of the methodologies, a risk assessment was performed through the crossing of mappings of danger, vulnerability, and exposed element valuing. The economic measurement was performed considering the direct and indirect losses in its composition. For the direct costs, the costs of building the highway, unpaved roads, infrastructures, buildings, vegetation cover and production of the agricultural areas were considered. In the composition of the indirect costs, economic losses were considered with victims, with the highway interdiction and with the profitability of the agricultural areas, costs these few are present in the studies related to the subject and that are of great importance for being superior to the direct costs. In the vulnerability assessment, the body injuries, structural damages and functional disturbances of the study region were analyzed. The results allowed us to identify the most vulnerable regions and pointed out that the indirect losses were predominant in the cost composition, corresponding to 87% of the total costs, in comparison to 13% of the direct losses, stressing the importance of considering the indirect costs in the economic measurement studies. It was concluded that studying landslide consequences as economic parameters support the growing need of performing risk quantitative analyses. In addition, such studies, together with vulnerability assessment, help decision makers in projects of disaster risk mitigation strategies and they allow the identification of the regions with greater economic impacts in case of landslides.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/64537
    Collections
    • Dissertações [164]

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