Buscar
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
Significados das práticas de professores inovadoras de anos iniciais em escolas municipais de Curitiba : identidade e referenciais para um projeto de desenvolvimento profissional
(2021)
Resumo: Nesta tese, propôs-se investigar a prática de professoras inovadoras de anos iniciais, para analisar os significados e aspectos constituintes de suas identidades profissionais na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, ...
Concepção, regulação e gestão da carreira docente no Brasil e no Chile no contexto das reformas educacionais
(2014)
Resumo: A pesquisa, Concepção, regulação e gestão da carreira docente no Brasil e no Chile no contexto das reformas educacionais, busca compreender, fazendo uso de uma metodologia de estudo comparado, como as reformas ...
Relações entre ensino, práticas artísticas e pesquisa : princípios didáticos para a formação do professor de artes visuais
(2016)
Resumo: Tem como tema as múltiplas dimensões que constituem o trabalho profissional do professor de Arte e os desafios para a formação docente. Apoia-se nos pressupostos teórico-metodológicos da etnografia educacional, com ...
A construção da identidade formativa e profissional do professor na Escola Rural Ribeirinha do Vale do Juruá : a pedagogia das águas
(2015)
Resumo: A presente tese analisa a construção identitária formativa e profissional do professor da escola rural ribeirinha, na cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre. Utiliza a etnografia como caminho teórico-metodológico, a ...
Professores escritores de contos de aventuras : aprender a escrever para saber ensinar
(2021)
Resumo: Este estudo de abordagem qualitativa, vinculado a linha de pesquisa Processos Psicológicos em Contextos Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, teve o foco na formação de professores, pois a ...
Da política de criação à política em ação : uma análise da oferta de ações formativas pelo Centro de Estudos de Línguas de Rio Branco - Acre
(2016)
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar da política de criação do Centro de Estudo de Línguas (CEL) em Rio Branco, Acre, à política em ação focando a ressonância da tradução desta política na formação dos ...
A tecnologia no âmbito da Universidade aberta do Brasil : um estudo a partir da percepção dos alunos do curso de Pedagogia/UAB/UNIR
(2016)
Resumo: A presente Tese encontra-se no âmbito das pesquisas sobre políticas educacionais e toma a formação de professores a distância como objeto de estudo. Trata-se de um estudo com os acadêmicos do curso de Pedagogia da ...
O estágio curricular como espaço de hibridação teoria X prática no curso de Pedagogia
(2016)
Resumo: Fundamentada na Teoria da Hibridação Sociocultural popularizada por Néstor García Canclini (2013), essa Tese defende que o estágio curricular no curso de Pedagogia poderia constituir-se como espaço genuíno de ...