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Entre a "panaceia", a "ponte" e a formação : a orientação educacional na campanha de aperfeiçoamento e difusão do ensino secundário (CADES) nas décadas de 1950 e 1960
(2022)
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a Orientação Educacional no Brasil, presente nas publicações da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES) durante as décadas de 1950 e 1960. Como ...
Capacidade de financimento das redes municipais de educação básica : uma análise do contexto e das condições de oferta de ensino no Paraná
(2022)
Resumo: Esta tese tem como objeto de estudo a capacidade de financiamento da Educação Básica dos municípios e se insere na área de Políticas Educacionais. O objetivo principal é o de analisar a capacidade de financiamento ...
Os domínios simbólicos da socioeducação nas pesquisas sobre liberdade assistida
(2022)
Resumo: A presente pesquisa insere-se na linha de Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem como objetivo geral teorizar ...
Pedagogia do quartel : uma análise do processo de militarização de escolas públicas no estado do Paraná
(2022)
Resumo: O processo de militarização de escolas públicas no estado do Paraná é uma política educacional recente, iniciando em 2019 com a adesão ao Programa Escolas Cívicomilitar (Pecim) do governo federal e expandindo em ...
A privatização da política educacional brasileira : o papel do movimento pela Base Nacional Comum na ampliação do modelo de governança de Estado
(2022)
Resumo: A presente pesquisa toma como objeto de análise o Movimento Pela Base Nacional Comum (MPBNC, 2020), rede criada em 2013, a qual agrega um conjunto de agentes públicos e privados atuantes no processo de elaboração ...
Interfaces das políticas de educação especial e educação do campo no contexto da Amazônia Acreana
(2022)
Resumo: A tese intitulada "Interfaces das políticas de educação especial e Educação do Campo no contexto da Amazônia Acreana" faz referência a um estudo realizado na cidade de Cruzeiro do Sul, localizada no interior do ...
A influência do diretor escolar sobre os resultados do IDEB na Rede Estadual do Acre
(2022)
Resumo: O presente estudo versa sobre a "A influência do diretor escolar sobre os resultados do IDEB na Rede Estadual do Acre", analisando as formas e processos educacionais desenvolvidos pela direção escolar que se traduzem ...
Políticas educacionais para inclusão de estudantes migrantes internacionais no sistema de ensino de Guiné-Bissau
(2022)
Resumo: O presente estudo aborda o tema de políticas educacionais para inclusão de migrantes internacionais no sistema de ensino da Guiné-Bissau e tem como objetivo principal analisar de que forma as políticas educacionais ...
Inclusão das pessoas com deficiência na educação superior : uma análise da Universidade Federal do Acre
(2022)
Resumo: O objetivo geral desta tese foi avaliar a política educacional para o acesso e a permanência de pessoas com deficiência à educação superior na Ufac. A Universidade Federal do Acre (Ufac) faz uso de ações afirmativas ...
Políticas afirmativas e educação superior federal : um estudo sobre estudantes negros (as) egressos (as) da política de cotas na UFPR
(2022)
Resumo: A presente tese aborda a política afirmativa e volta o olhar para os estudantes que ingressaram na Universidade Federal do Paraná - UFPR através da política das cotas raciais, considerando os dados dos cotistas que ...