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Os sentidos do neoliberalismo na reforma do ensino médio : dualidade e fragmentação
(2021)
Resumo: Esta pesquisa busca examinar as relações que existem entre a Reforma do Ensino Médio e as diferentes perspectivas do neoliberalismo, frequentemente reduzidas aos processos de privatização. Para mostrar as várias ...
A gestão democrática como elemento de qualidade na educação infantil : a percepção de diretoras de Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba
(2021)
Resumo: A presente pesquisa tratou do princípio constitucional da gestão democrática como elemento de qualidade para as escolas de educação infantil a partir da percepção de diretoras de Centros Municipais de Educação ...
"Nós éramos meio que jogadas de lado" : a oportunidade e a valorização na aglutinação de cargos entre as docentes da educação infantil de Balneário Camboriú
(2021)
Resumo: Os sindicatos apresentam-se como instituições representativas dos trabalhadores e atuam na defesa dos direitos de seus representados. Quando falamos em sindicatos docentes da rede pública, veremos que sua história ...
O perfil dos profissionais da educação infantil no Brasil frente às políticas de especificação do direito à educação e da expansão do atendimento (2010-2017)
(2021)
Resumo: O objetivo geral desta tese foi analisar se as políticas de especificação do direito à educação e a expansão do acesso à Educação Infantil, especialmente a partir da Emenda Constitucional nº 59/2009, incidiram de ...
Escola quilombola e escola do campo : a luta por uma educação decolonial no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos e na Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula
(2021)
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de trazer resultados de pesquisa sobre a importância da participação da comunidade na construção de currículo escolar no fortalecimento de identidade dos povos do campo e quilombolas. ...
A reforma do ensino médio : do Projeto de Lei nº 6.840/2013 à Lei nº 13.415/2017
(2021)
Resumo: Este trabalho investiga a trajetória da política de reforma do ensino médio no Brasil empreendido a partir da publicação do Projeto de Lei (PL) nº 6.840, em 2013 até a homologação da Lei nº 13.415, em 2017. O que ...
Indicadores de qualidade da educação : um debate sobre trajetórias escolares
(2021)
Resumo: Compreende-se que a análise das trajetórias escolares permite observar as dimensões de acesso, permanência e conclusão de escolarização de adolescentes e jovens ao longo dos anos finais do ensino fundamental e do ...
A base nacional comum curricular do ensino médio : uma análise das continuidades e rupturas no processo de elaboração (2015-2018)
(2021)
Resumo: Desde a década de noventa do século passado se assiste a uma intensificação de disputas, tanto sobre o sentido formativo, quanto sobre as formas de oferta e financiamento em torno do Ensino Médio. Tais disputas são ...
Política de alimentação escolar : uma análise do financiamento e da gestão nos municípios de Araucária, Campina Grande do Sul e Curitiba
(2021)
Resumo: O fornecimento da alimentação escolar no Brasil nasce de uma necessidade nutricional, da fome, com uma visão assistencialista, que ao longo dos anos foi constituindo-se em um direito social e como política pública ...
A implementação de políticas intersetoriais para a educação de crianças de 0 a 3 anos no Município de Piraquara - PR
(2021)
Resumo: O presente trabalho tem como tema as políticas educacionais intersetoriais para as crianças de 0 a 3 anos formuladas pelo governo federal e, implementadas no âmbito subnacional, a partir da análise dos seus arranjos ...