Navegação 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 573-592 of 1305
-
Faca sem ponta, galinha sem pé, homem com homem, mulher com mulher : quem defende a personagem queer nos livros para a infância?
(2015)Resumo: Esta pesquisa constrói-se na perspectiva de que os livros de literatura para a infância possam representar pontos de resistência em relação à temática da diversidade sexual e de gênero. Entendendo que os corpos se ... -
A face burocrática da profissionalização do professor no estado do Pará
(1981)Resumo: Este estudo analisa a medida de efetividade dos atuais dispositivos normativos que regem a profissionalização do professor do Ensino de I e II Graus no Estado do Paraná. -
Família-escola e desenvolvimento humano : um estudo sobre atitudes educativas familiares
(2017)Resumo: Para desenvolver o presente estudo foi estabelecido como objetivo geral avaliar a relação família-escola a partir das atitudes educativas familiares e sobre sua relevância para o desenvolvimento e a aprendizagem ... -
Fatores de risco e de proteção ao desenvolvimento de crianças e adolescentes : o papel das relações sociais no município de Cananéia
(2021)Resumo: O objetivo desta tese foi analisar as relações sociais como fator de risco e/ou de proteção ao desenvolvimento de crianças em Cananéia. Foram levantadas quatro hipóteses para esse estudo: 1. Haveria correlação ... -
Fazendo arte no hospital : um olhar a partir do sistema teórico da afetividade ampliada para crianças em situação de vulnerabilidade física e psicológica
(2015)Resumo: O foco da presente pesquisa está na busca de compreensão dos processos de desenvolvimento psicológico de crianças e adolescentes hospitalizados, com auxílio de atividades artísticas. Fundamenta-se, principalmente, ... -
Uma fenomenologia do sentido : possível contribuição às questões do conhecimento
(2001)Resumo: A proposta desse estudo é a realização de uma fenomenologia do conceito de sentido, acreditando na relevância para as questões que envolvem o conhecimento. A dissertação desenvolve, então, uma abordagem sistemática ... -
Os fenômenos cognitivos na didática dialógica
(2023)Resumo: A Didática Dialógica é uma abordagem elaborada como crítica à Didática Tradicional. A segunda, tomava os estudantes como passivos frente a um saber hermético, transmitido pelo professor; a primeira, pressupõe a ... -
Ficção científica e ensino de ciências : seus entremeios
(2016)Resumo: No ensino de ciências, os discursos científico e pedagógico materializam-se em múltiplas linguagens, embora na escola persistam os textos escritos curtos e áridos, com poucas referências a elementos próximos aos ... -
Filhos e filhas de pai ou mãe encarcerado : implicações do cárcere no contexto destes sujeitos
(2021)Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi verificar os principais impactos do cárcere no contexto das crianças filhos e filhas de pai ou mãe encarcerado(a). Para tal, elaborou-se três estudos, dos quais, cada um possui ... -
Filosofia da libertação no ensino médio : análise de livros didáticos do PNLD
(2019)Resumo: Esta pesquisa integra-se ao campo de estudos que investiga a Filosofia, Educação e Ensino. Tem como objetivo central analisar perspectivas filosóficas que estão para além das eurocêntricas. Propõe compreender a ... -
Financiamento da educação como indutor de política curricular : análise a partir da implantação do Programa Ensino Médio Inovador no Paraná
(2015)Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada durante o curso de Mestrado em Educação e tem como objeto de estudo o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). Este Programa foi instituído pelo Ministério da ... -
Financiamento da formação continuada no âmbito da rede municipal de educação de Curitiba
(2022)Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar a oferta e os recursos envolvidos na política de formação continuada no município de Curitiba no período de 2013 a 2020. Diversos dispositivos legais estabelecem a formação ... -
O folclore musical no processo formativo : relato de experiência
(1990)Resumo: A experiência relatada reúne uma seleção de estudos de campo sobre a música folclórica brasileira, identificando, localizando e desenvolvendo expressões regionais. Enquadra sociologicamente o seu significado no ... -
Fontes históricas e pressupostos conceituais da concepção de escola de tempo integral no pensamento de Anísio Teixeira
(2001)Resumo: Este trabalho tem por objeto, o estudo da concepção de Anísio Teixeira sobre escola de tempo integral. Em síntese, as preocupações que orientam este estudo, em relação a escola pública, laica de tempo integral, ... -
Fontes literárias brasileiras em livros didáticos de história para o ensino fundamental e médio
(2023)Resumo: Apresenta resultados de pesquisa realizada para elaboração de dissertação de Mestrado em Educação, da linha de Pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação. Tem como tema as fontes literárias brasileiras ... -
Formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para utilização, integração e apropriação das tecnologias digitais à prática de sala de aula
(2018)Resumo: A presente pesquisa investigou um contexto de formação continuada no âmbito das tecnologias digitais aplicadas à educação, desenvolvida junto a professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Fase I (1.º ao 5.º ... -
Formação continuada de professores no processo de transição para a vida adulta de jovens com deficiência intelectual
(2020)Resumo: O aprendizado de comportamentos adaptativos possibilita ao jovem com deficiência intelectual uma maior independência, aumento da qualidade de vida e preparação para a participação e inserção social. Esta pesquisa ... -
Formação continuada de professores para a utilização, integração e apropriação das tecnologias e midias digitais na prática pedagógica à luz do pensamento complexo
(2019)Resumo: A presente tese de doutorado teve por objetivo caracterizar, descrever, analisar, compreender e contrastar como se organizam os programas de formação continuada de professores em tecnologias e mídias digitais (TMDs), ... -
Formação continuada de professores para o uso de tecnologia digital da informação e comunicação baseada na teoria do mobile learning para o ensino de matemática
(2018)Resumo: Esta pesquisa buscou relacionar a teoria do mobile learning (aprendizagem móvel ou por meio de dispositivos móveis sem fio) com o ensino de conceitos matemáticos. O quadro teórico que embasou esta tese teve como ... -
A formação continuada dos professores de filosofia da rede pública de ensino do Paraná entre os anos de 2004 e 2008 : análise a partir do projeto Folhas e do livro didático público de filosofia
(2016)Resumo: Esta pesquisa investiga a formação continuada dos professores de Filosofia da rede pública de ensino do Paraná entre os anos de 2004 a 2008 a partir da produção docente via Projeto Folhas e Livro Didático Público ...