Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 23
Análise de projetos do Scratch desenvolvidos em um curso de formação de professores
(2018)
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar se projetos desenvolvidos no Scratch durante um curso de formação de professores possuíam aspectos construtivistas e ergonômicos. Para a realização dessa análise, foram ...
A abordagem CTSA nos anos iniciais do ensino fundamental : contribuições para o exercício da cidadania
(2018)
Resumo: Numa sociedade que é cada vez mais influenciada pela ciência e tecnologia, uma abordagem de ensino que tem como foco o desenvolvimento das inter-relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) pode ...
Desafios de ensinar matemática na educação básica : um estudo com professores no início de carreira
(2018)
Resumo: Esta pesquisa expõe compreensões sobre os desafios encontrados por professores que estão iniciando a carreira de ensinar matemática na Educação Básica. Na intenção de entender o professor de Matemática em seu modo ...
Educação matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no 3º ano do ensino fundamental : crianças programando jogos com scratch
(2018)
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa realizada no âmbito da Educação Matemática, no campo da tecnologia educacional. Seu objetivo foi promover e investigar situações de ensino de programação para ...
Química verde : análise da emergência do estilo de pensamento a partir da perspectiva Fleckiana
(2018)
Resumo: O conceito Química Verde (QV) surgiu nos Estados Unidos, nos anos 90, do século XX, como resposta aos problemas relacionados à produção de resíduos e poluição decorrentes da Indústria Química. No âmbito dessa ...
Formação inicial de professores : espaços comunicativos no estágio curricular supervisionado de química
(2018)
Resumo: O Estágio Curricular Supervisionado em cursos de Licenciatura envolve problematização da prática educacional e articulação entre a teoria e a prática na formação de professores. Este perfil de formação se relaciona ...
Sequência didática para promoção da alfabetização científica na educação em ciências : analisando a temática crustáceos
(2018)
Resumo: O estudo objetivou pesquisar as contribuições de uma sequência didática aplicada para o 7° ano do ensino fundamental de uma escola pública, no município de Curitiba. A instituição de ensino em que a proposta didática ...
Histórias sobre o formação continuada de professores de Matemática dos anos finais do EF da RME de Curitiba
(2018)
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo esboçar um mapeamento - um registro histórico - sobre a formação continuada, ofertada pela SME aos professores de Matemática dos anos finais do EF, a partir do ano de 2002, buscando ...
O ensino de função exponencial para além das aparências
(2018)
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar situações de ensino de função exponencial, considerando o movimento histórico e lógico da mesma. Constata-se na literatura especializada e através de observações ...
O compartilhamento de ações de estágio como espaço de formação : contribuições da teoria da atividade
(2018)
Resumo: O presente trabalho apresenta aspectos de uma pesquisa no campo da Educação Matemática, particularmente sobre o estágio na formação inicial de professores de matemática. Inicialmente, retrata um processo histórico ...