Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 110
O ensino de ciências e a transposição didática : do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental
(2017)
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar como o saber a ser ensinado em relação ao ensino de Ciências Naturais é transposto para o saber ensinado pelos professores do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola da ...
Análise de projetos do Scratch desenvolvidos em um curso de formação de professores
(2018)
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar se projetos desenvolvidos no Scratch durante um curso de formação de professores possuíam aspectos construtivistas e ergonômicos. Para a realização dessa análise, foram ...
A abordagem CTSA nos anos iniciais do ensino fundamental : contribuições para o exercício da cidadania
(2018)
Resumo: Numa sociedade que é cada vez mais influenciada pela ciência e tecnologia, uma abordagem de ensino que tem como foco o desenvolvimento das inter-relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) pode ...
Impressões e significados de gestores e educadores sobre a avaliação do rendimento escolar do componente curricular ciências (1º. ao 5º ano) da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
(2015)
Resumo: Atualmente a avaliação do rendimento escolar da educação básica é um tema bastante discutido, especialmente no que concerne às avaliações em larga escala e às ações de políticas educacionais geradas em âmbito ...
Desenvolvimento profissional de professores formadores que atuam em conjunto na unidade curricular princípio das ciências de um curso de licenciatura em física
(2019)
Resumo: A interdisciplinaridade está presente nos documentos oficiais sobre a formação de professores e no imaginário de muitos docentes. Partindo do pressuposto que fomos formados num modelo disciplinar, logo compartimentalizado, ...
Ensino de ciências nos anos iniciais : um diálogo com professores polivalentes
(2019)
Resumo: Esta pesquisa se insere na modalidade qualitativa, assumida na abordagem fenomenológica, e foi orientada pela interrogação "Que compreensões o professor dos anos iniciais tem sobre Ciências e o seu ensino? Para ...
Desafios de ensinar matemática na educação básica : um estudo com professores no início de carreira
(2018)
Resumo: Esta pesquisa expõe compreensões sobre os desafios encontrados por professores que estão iniciando a carreira de ensinar matemática na Educação Básica. Na intenção de entender o professor de Matemática em seu modo ...
Educação matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no 3º ano do ensino fundamental : crianças programando jogos com scratch
(2018)
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa realizada no âmbito da Educação Matemática, no campo da tecnologia educacional. Seu objetivo foi promover e investigar situações de ensino de programação para ...
O ensino de ciências naturais na educação infantil : um olhar para currículos do curso de licenciatura em pedagogia
(2019)
Resumo: A presente pesquisa documental de caráter qualitativo tem como intuito investigar quais conhecimentos relacionados a área de Ciências Naturais, ao seu ensino e sua aprendizagem estão manifestos nas ementas e nos ...
Experimentações e(m) processo de formação : entre marcas, corpos e invenções
(2015)
Resumo: Esta pesquisa investiga processos experimentais de formação, explorando relações entre corpo e produção de subjetividade. Entende a formação em um sentido amplo, como processualidade subjetivante atravessada pelas ...