Navegação 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática por assunto "Aprendizagem"
Itens para a visualização no momento 1-5 of 5
-
A experiência científica como metodologia qualificadora na aprendizagem de conhecimentos científicos
(2022)Resumo: Este estudo apresenta uma pesquisa realizada com professoras de Ciências, do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, de uma escola municipal localizada na região metropolitana de Curitiba. A pesquisa teve como objetivo ... -
A metacognição e sua relação com a afetividade e a cognição na aprendizagem matemática
(2018)Resumo: A preocupação em torno da aprendizagem em Matemática conduziu a pesquisadora a envolver-se em estudos voltados para essa temática, encaminhando seu interesse em pesquisar sobre a importância da metacognição, mais ... -
Modelagem matemática como jogo de linguagem
(2017)Resumo: Nesta dissertação esboça-se possibilidades de caracterizar as práticas com a modelagem matemática como jogos de linguagem na perspectiva das Investigações Filosóficas de Wittgenstein. Utilizou-se recursos da história ... -
Processos de aprendizagem da docência com professores que ensinam matemática nos anos iniciais : a coletividade como princípio formativo
(2018)Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar possibilidades de aprendizagem da docência de professores que ensinam matemática nos anos iniciais, no contexto da constituição de um grupo de professores no interior da ... -
Relatos de bardos : explorando mistérios do ensino da matemática com a estratégia do jogo RPG
(2023)Resumo: Essa pesquisa visa analisar como a prática do Role-playing Game (RPG) pode contribuir para o trabalho docente do professor de Matemática. Assim seu objetivo é estudar o uso do jogo de RPG como metodologia em uma ...