Itens para a visualização no momento 1-12 of 12

    • As canções para voz e piano de José Penalva 

      Santos, Grasieli Cristina dos (2012-08-21)
      Resumo: José Penalva (1924-2002), natural de Campinas – SP, foi um dos compositores mais importantes a atuar no estado do Paraná. Sua obra é vasta e pouco explorada, com exceção do repertório pianístico e algumas peças ...
    • A composição como metassistema musical 

      Petracca, Ricardo Mendonça (2010-01-06)
    • Composição musical a partir dos modelos formais de Salvatore Sciarrino e James Tenney 

      Greboge, André Luiz (2017)
      Resumo: Memorial da composição de seis peças compostas a partir de ideias e contribuições de James Tenney, Salvatore Sciarrino e outros autores, relacionadas à escuta e a forma musical. O enfoque desta pesquisa tem base ...
    • O conceito de emergência aplicado à composição musical 

      Lentz, Willian Marcel Cordeiro (2017)
      Resumo: O conceito de emergência está relacionado ao comportamento de sistemas complexos, a partir dos quais emergem propriedades com novas qualidades a nível superior às qualidades de sua configuração de base. Neste ...
    • El Decameron Negro de Leo Brouwer 

      Silva, Felipe Augusto Vieira da (2011-08-23)
    • Estratégias para a composição litúrgica luterana contemporânea 

      Fruhauf, Lucas Ferreira (2012-10-10)
      Resumo: Em meados do século XVI Matinho Lutero (1483-1546) propôs novos horizontes para a igreja e para a vida espiritual das pessoas. Esse movimento deu origem à Reforma Protestante. A música feita nas igrejas protestantes, ...
    • O fenômeno da percepção como processo criativo na composição musical 

      Jerez, Sergio Andres Murillo (2013-03-26)
      Resumo: Este trabalho apresenta o processo criativo de uma peça musical que tem como estratégia de concepção inicial possíveis associações da música com outros domínios perceptivos. A abordagem fenomenológica foi relevante ...
    • Instrumentos musicais digitais 

      Patrício, Eduardo Luís Brito (2011-07-18)
      Resumo: Este trabalho propõe uma abordagem peculiar em relação à luteria digital que se utiliza de um paralelo hipotético entre os instrumentos musicais digitais e obras musicais de cunho semiimprovisacional. Parte-se dos ...
    • Interação na música eletroacústica mista 

      Tuchtenhagen, Davi Raubach, 1992- (2018)
      Resumo: Esta pesquisa investiga a interação na música que combina recursos eletroacústicos e instrumentais numa performance - a música eletroacústica mista. Devido à presença de tecnologias diversas na performance e ...
    • Percepção formal e composição 

      Frigatti, Eduardo Fabricio (2014)
      Resumo: Este é um memorial de composição de oito peças, compostas a partir de premissas das ciências cognitivas sobre formas e sobre memória. Parte-se de uma discussão sobre a tendência estruturalista de alguns movimentos ...
    • Transcendência e essência na composição musical de fragmentos sublimes, tempos e transcedência : memorial de composição 

      Busch, Thiago (2017)
      Resumo: Neste trabalho propõe-se discutir as ideias de divino, transcendente, eterno, tempo e cosmogonia objetivando explorá-las na composição musical de três peças, intituladas Fragmentos Sublimes, Tempos e Transcendência. ...
    • A voz-música na intermídia som-palavra-performance 

      Holderbaum, Flora Ferreira (2014)
      Resumo: Neste trabalho, propomos pensar a composição musical enquanto poética que intermedeia a palavra, o corpo e o som, encontrando no conceito de Voz-Música, um material criativo entre as instâncias que a voz pode ...