As canções para voz e piano de José Penalva
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Data
2012-08-21Autor
Santos, Grasieli Cristina dos
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Resumo: José Penalva (1924-2002), natural de Campinas – SP, foi um dos compositores mais
importantes a atuar no estado do Paraná. Sua obra é vasta e pouco explorada, com
exceção do repertório pianístico e algumas peças orquestrais. Nessa dissertação
apresento um estudo sobre suas canções seculares para voz e piano compostas entre
os anos de 1953 e 1970. Esse trabalho teve como objetivos: analisar a relação
texto/música que permeia as canções, traçar uma trajetória estilística entre essas
canções inseridas no contexto composicional em que foram concebidas e um estudo
das dificuldades técnicas da melodia executado pelo cantor. Como suporte teórico
para a análise musical utilizei algumas ferramentas da análise estilística de Jean
LaRue e da análise fenomenológica de James Tenney, aplicada somente na canção
Dois Momentos. Para a análise da poesia fiz uso do modelo proposto por Norma
Goldstein, do estudo de versificação em língua portuguesa de Manuel Bandeira e da
pesquisa de Peter Stacey sobre a análise de música contemporânea. Conclui que suas
canções são essencialmente nacionalistas, pela escolha dos temas, ritmos, textos e
linguagem composicional utilizada. Nelas, o piano é um instrumento ambientador e
comentador e em alguns momentos a música assume função mimética. Já sua obra
Parafolclóricas – Dois Momentos difere das demais canções para canto e piano,
sendo este o instrumento que oferece unidade e coesão ao texto, complementando as
idéias do canto. Os textos escolhidos para as canções são essencialmente textos
folclóricos ou poemas modernistas de fase nacionalista. Quanto à métrica, são
recorrentes os usos de redondilhas maiores, talvez por um maior conforto do
compositor em escrever para esse ritmo poético. Foram também discutidas as
dificuldades técnicas do canto nas obras e sugeridas soluções para sua execução além
de sugestões interpretativas para a performance.
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