dc.contributor.advisor | Ribeiro, Regiane Regina, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Ana Paula de Moura Jorge e | pt_BR |
dc.contributor.other | Lopes, Anderson | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T13:44:44Z | |
dc.date.available | 2022-06-20T13:44:44Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/39493 | |
dc.description | Orientadora: Regiane Ribeiro | pt_BR |
dc.description | Coorientador:Anderson Lopes | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O objetivo desta pesquisa é discutir sobre os impasses na relação entre a cultura escolar tradicional e a cultura dos alunos pertencentes à Geração Digital através de um estudo de caso realizado no Colégio Medianeira, em Curitiba, Paraná. Com a criação, em 2008, de um departamento de Midiaeducação, o colégio demonstra esforços na promoção de reflexões e ações para integrar múltiplas mídias e linguagens no processo educativo. A análise desse setor é feita através de um grupo focal e um questionário online com os alunos do ensino médio da instituição, além da análise documental do material-base do projeto. A pesquisa é fundamentada no conceito de cibercultura e na ideia de de uma cultura escolar tradicional que tende a rejeitar linguagens alternativas ao livro no ensino. Isso, enquanto os alunos, fortemente inseridos na cibercultura, sentem-se desmotivados com diante de tal postura. Para abordar esse conflito cultural, são discutidos conceitos como cibercultura, geração digital, descentramento do saber, modelo informacional e ecossistema comunicativo, a partir de autores como Jesús Martín-Barbero, Don Tapscott e David Buckingham. A discussão ressalta a importância de a escola estar atenta às mudanças comunicacionais ocorridas ao longo do tempo e à cultura a que pertencem seus alunos | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Mídia e educação | pt_BR |
dc.title | Cultura digital, aprendizagem e comunicação : Um estudo de caso do setor de midiaeducação do colégio Medianeira | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |