Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRibeiro, Regiane Regina, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Ana Paula de Moura Jorge ept_BR
dc.contributor.otherLopes, Andersonpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-20T13:44:44Z
dc.date.available2022-06-20T13:44:44Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/39493
dc.descriptionOrientadora: Regiane Ribeiropt_BR
dc.descriptionCoorientador:Anderson Lopespt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo desta pesquisa é discutir sobre os impasses na relação entre a cultura escolar tradicional e a cultura dos alunos pertencentes à Geração Digital através de um estudo de caso realizado no Colégio Medianeira, em Curitiba, Paraná. Com a criação, em 2008, de um departamento de Midiaeducação, o colégio demonstra esforços na promoção de reflexões e ações para integrar múltiplas mídias e linguagens no processo educativo. A análise desse setor é feita através de um grupo focal e um questionário online com os alunos do ensino médio da instituição, além da análise documental do material-base do projeto. A pesquisa é fundamentada no conceito de cibercultura e na ideia de de uma cultura escolar tradicional que tende a rejeitar linguagens alternativas ao livro no ensino. Isso, enquanto os alunos, fortemente inseridos na cibercultura, sentem-se desmotivados com diante de tal postura. Para abordar esse conflito cultural, são discutidos conceitos como cibercultura, geração digital, descentramento do saber, modelo informacional e ecossistema comunicativo, a partir de autores como Jesús Martín-Barbero, Don Tapscott e David Buckingham. A discussão ressalta a importância de a escola estar atenta às mudanças comunicacionais ocorridas ao longo do tempo e à cultura a que pertencem seus alunospt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMídia e educaçãopt_BR
dc.titleCultura digital, aprendizagem e comunicação : Um estudo de caso do setor de midiaeducação do colégio Medianeirapt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples