A importância da educação do campo na valorização dos sujeitos do campo e na criação de processos emancipatórios na comunidade do km44 em Arapoti - PR
Abstract
A Educação do Campo foi pensada para atender as necessidades dos povos excluídos pelos processos históricos de educação do nosso país como os povos do campo, os quilombolas, os indígenas, entre outras comunidades tradicionais, que nunca tiveram a sua cultura e suas especificidades valorizadas pelos modelos educacionais. Neste sentido, a Educação do Campo não procura condenar os outros modelos educacionais, mas propor uma nova forma de educar que valorize os sujeitos do campo e que os contextualize com a sua realidade, e que a cima de tudo, o instrumentalize para que saia de um estado passivo e passe a atuar efetivamente na transformação da sua realidade e na busca de novas perspectivas e de uma vida mais digna no campo. A análise e levantamento das ações ocorridas na Comunidade do Km44 no município de Arapoti-PR durante a implantação do Programa Projovem Campo Saberes da Terra no ano de 2010 e 2011 pôde auxiliar no entendimento das questões relacionadas às politicas educacionais voltadas ao campo, bem como na busca de novas estratégias de desenvolvimento que podem ser desenvolvidas no ambiente escolar e na troca de experiências buscando assim a valorização pessoal dos povos excluídos.
Collections
- Educação do campo [582]