Plano Municipal de Educação : transformar a desigualdade pela participação da sociedade. Um diagnóstico do município de Guaratuba sob a perspectiva da educação do campo
Abstract
O presente estudo tem por objetivo propor a elaboração de um Plano Municipal de Educação no município de Guaratuba, considerando em sua elaboração a perspectiva da educação para o campo. A proposta de elaborar um Plano Municipal de Educação considera que este é um dos atuais instrumentos de mobilização e de discussão que a sociedade dispõe para traçar as diretrizes da educação de um município de forma democrática. Os principais objetivos do trabalho foram o de propor a elaboração do Plano Municipal de Educação, elencar quais são os segmentos da sociedade que devem tomar parte e traçar os melhores meios para a sua efetivação. A pesquisa apresentou dois momentos. A proposta do Plano partiu da vivência como orientadora educacional no município e com a visão de que a educação é o melhor meio para a transformação social que uma sociedade pode utilizar. Sendo o Plano em sua essência do mais alto caráter democrático, torná-lo uma realidade contribuirá para uma visão plural, inclusive sob a perspectiva dos povos tradicionais e a educação do município.
Collections
- Educação do campo [600]