A importância do ensino do gênero memórias literárias para o resgate cultural nas escolas do campo

Visualizar/ Abrir
Data
2022-04-28Autor
Cardoso, Fabiana Cristina de Oliveira Souza
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta experiência surgiu com a realização da Olimpíada de Língua Portuguesa, com o intuito de ensinar o gênero de memórias literárias a educandos/as de uma Escola do Campo que está situada às margens do Rio Paraná. A experiência foi realizada em 2010 e envolveu vinte e um educandos/as da sétima série da Escola Estadual de Porto Camargo, distrito de Porto Camargo, Município de Icaraíma-Pr., comunidade ribeirinha. Foram realizadas oficinas de leitura e produção textual com a intenção de escrever sobre o modo de vida da comunidade, estabelecendo comparações entre o passado e o presente. A metodologia utilizada - entrevistas e produção de textos – através desta, envolvemos a comunidade que viu sua história ser recontada e registrada. Escrever sobre a comunidade em que se vive ajuda a estimular novas leituras, pesquisas e estudos, proporcionando um novo olhar acerca da realidade e possibilitando uma perspectiva de transformação social.
Collections
- Educação do campo [600]