dc.contributor.advisor | Oliveira, Daniela Carla de | pt_BR |
dc.contributor.author | Almeida, Salete Vieira de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-27T16:35:59Z | |
dc.date.available | 2022-05-27T16:35:59Z | |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/38446 | |
dc.description | Orientador: Daniela Carla de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como finalidade apresentar um comparativo mostrando avanços e retrocessos das Escolas do Campo no NRE de Umuarama nos anos de 2009, 2010 e 2011. A pesquisa baseia-se em levantar dados sobre estas escolas no que se refere localização, queda nos números de educando matriculado referente aos três anos. Verificar também se as escolas localizam se em áreas rural ou urbana, se compartilham infra estrutura, total de servidores em regência, quantos estão afastados, quantos possuem licenciatura, se as escolas possuem telefone, água, luz , quadra poliesportiva, através de uma abordagem bibliográfica. O que se pretende aqui é fazer um levantamento de dados sobre a quantidade de escolas cadastradas no NRE de Umuarama, observar como todas estão adequando se a educação de hoje, observando que a educação de campo, merece um grau elevado de discussões sobre o espaço onde as mesmas estão inseridas. Essa investigação foi realizada através de uma pesquisa no site dia a dia educação, onde foram selecionadas as escolas cadastradas como escolas do campo no NRE de Umuarama, totalizando 22 escolas. Os resultados dessa investigação serão apresentados em forma de (4) tabelas, indicando retrocessos e números de educando matriculados, educadores com licenciatura plena. Antes será apresentada a fundamentação teórica que embasa este trabalho, dando ênfase nos aspectos relacionados à educação do campo. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (21 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Escola rural - Administração | pt_BR |
dc.subject | Legislação educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação - Problemas | pt_BR |
dc.title | Escolas do campo : NRE Umuarama | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |