dc.contributor.advisor | Horn, Geraldo Balduíno | pt_BR |
dc.contributor.author | Ventura, Maria Domingos Pereira | pt_BR |
dc.contributor.other | Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-12T13:32:22Z | |
dc.date.available | 2019-11-12T13:32:22Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/38437 | |
dc.description | Orientador : Geraldo Balduíno Horn | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Ademir Aparecido Pinhelli Mendes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e os demais documentos oficiais que regem a educação no Brasil citam a formação do cidadão crítico e autônomo como um dos principais objetivos a serem alcançados pela educação brasileira. Apesar do tema educação ser discutido constantemente por especialistas e por leigos, a maioria das pessoas não sabe realmente o que se pretende com a educação. Na busca de uma melhor compreensão do tema, no início desta pesquisa busca-se uma definição de educação e os possíveis significados da palavra educação no item educação e linguagem. Para entender como o conceito de educação se apresenta na história da filosofia ocidental, optou-se por recorrer a Platão, Aristóteles, Kant e Hannah Arendt, por entender que eles poderiam embasar os conceitos de democracia, cidadania, criticidade e autonomia necessários a esta pesquisa. Recorreu-se as Diretrizes da Educação Básica do Estado do Paraná (DCE 's) para buscar o conceito de educação presente e o que se espera com o ensino de Filosofia no Ensino Médio. A partir da análise dos documentos procurou-se também encontrar referências de como se consegue, ao final do processo, formar este cidadão crítico e autônomo. Constatou-se que os documentos são amplos e ao trabalhar com conteúdos estruturantes dão bastante liberdade aos professores para trabalhar os autores que julgarem mais apropriados na busca desta criticidade que levaria a autonomia. Para entender melhor as teorias educacionais e o funcionamento da escola brasileira, recorreu-se a vários autores que pesquisam a educação no Brasil, além dos documentos oficiais. Apesar da diversidade de teorias, a maioria destes autores, se volta para a necessidade de uma escola democrática e preparada para trabalhar com a diversidade a fim de se atingir o resgate da cidadania plena para todos. Para este resgate é necessário o engajamento de todos os envolvidos com o processo educacional: pais, professores e comunidade. Com os diversos atores da sociedade participando do processo educacional, conseguiríamos a gestão democrática da educação. Afinal, cidadania e criticidade se aprende concretamente pelo exemplo, mais do que pelas palavras. | pt_BR |
dc.format.extent | 45 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Educação de base | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o cidadão crítico e autônomo nas Diretrizes Curriculares para o ensino de filosofia no Estado do Paraná | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |