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dc.contributor.advisorHorn, Geraldo Balduínopt_BR
dc.contributor.authorVentura, Maria Domingos Pereirapt_BR
dc.contributor.otherMendes, Ademir Aparecido Pinhellipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-12T13:32:22Z
dc.date.available2019-11-12T13:32:22Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38437
dc.descriptionOrientador : Geraldo Balduíno Hornpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Ademir Aparecido Pinhelli Mendespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e os demais documentos oficiais que regem a educação no Brasil citam a formação do cidadão crítico e autônomo como um dos principais objetivos a serem alcançados pela educação brasileira. Apesar do tema educação ser discutido constantemente por especialistas e por leigos, a maioria das pessoas não sabe realmente o que se pretende com a educação. Na busca de uma melhor compreensão do tema, no início desta pesquisa busca-se uma definição de educação e os possíveis significados da palavra educação no item educação e linguagem. Para entender como o conceito de educação se apresenta na história da filosofia ocidental, optou-se por recorrer a Platão, Aristóteles, Kant e Hannah Arendt, por entender que eles poderiam embasar os conceitos de democracia, cidadania, criticidade e autonomia necessários a esta pesquisa. Recorreu-se as Diretrizes da Educação Básica do Estado do Paraná (DCE 's) para buscar o conceito de educação presente e o que se espera com o ensino de Filosofia no Ensino Médio. A partir da análise dos documentos procurou-se também encontrar referências de como se consegue, ao final do processo, formar este cidadão crítico e autônomo. Constatou-se que os documentos são amplos e ao trabalhar com conteúdos estruturantes dão bastante liberdade aos professores para trabalhar os autores que julgarem mais apropriados na busca desta criticidade que levaria a autonomia. Para entender melhor as teorias educacionais e o funcionamento da escola brasileira, recorreu-se a vários autores que pesquisam a educação no Brasil, além dos documentos oficiais. Apesar da diversidade de teorias, a maioria destes autores, se volta para a necessidade de uma escola democrática e preparada para trabalhar com a diversidade a fim de se atingir o resgate da cidadania plena para todos. Para este resgate é necessário o engajamento de todos os envolvidos com o processo educacional: pais, professores e comunidade. Com os diversos atores da sociedade participando do processo educacional, conseguiríamos a gestão democrática da educação. Afinal, cidadania e criticidade se aprende concretamente pelo exemplo, mais do que pelas palavras.pt_BR
dc.format.extent45 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectEducação de basept_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.titleReflexões sobre o cidadão crítico e autônomo nas Diretrizes Curriculares para o ensino de filosofia no Estado do Paranápt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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