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    Reflexões sobre o cidadão crítico e autônomo nas Diretrizes Curriculares para o ensino de filosofia no Estado do Paraná

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    R - E - MARIA DOMINGOS PEREIRA VENTURA.pdf (211.3Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Ventura, Maria Domingos Pereira
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e os demais documentos oficiais que regem a educação no Brasil citam a formação do cidadão crítico e autônomo como um dos principais objetivos a serem alcançados pela educação brasileira. Apesar do tema educação ser discutido constantemente por especialistas e por leigos, a maioria das pessoas não sabe realmente o que se pretende com a educação. Na busca de uma melhor compreensão do tema, no início desta pesquisa busca-se uma definição de educação e os possíveis significados da palavra educação no item educação e linguagem. Para entender como o conceito de educação se apresenta na história da filosofia ocidental, optou-se por recorrer a Platão, Aristóteles, Kant e Hannah Arendt, por entender que eles poderiam embasar os conceitos de democracia, cidadania, criticidade e autonomia necessários a esta pesquisa. Recorreu-se as Diretrizes da Educação Básica do Estado do Paraná (DCE 's) para buscar o conceito de educação presente e o que se espera com o ensino de Filosofia no Ensino Médio. A partir da análise dos documentos procurou-se também encontrar referências de como se consegue, ao final do processo, formar este cidadão crítico e autônomo. Constatou-se que os documentos são amplos e ao trabalhar com conteúdos estruturantes dão bastante liberdade aos professores para trabalhar os autores que julgarem mais apropriados na busca desta criticidade que levaria a autonomia. Para entender melhor as teorias educacionais e o funcionamento da escola brasileira, recorreu-se a vários autores que pesquisam a educação no Brasil, além dos documentos oficiais. Apesar da diversidade de teorias, a maioria destes autores, se volta para a necessidade de uma escola democrática e preparada para trabalhar com a diversidade a fim de se atingir o resgate da cidadania plena para todos. Para este resgate é necessário o engajamento de todos os envolvidos com o processo educacional: pais, professores e comunidade. Com os diversos atores da sociedade participando do processo educacional, conseguiríamos a gestão democrática da educação. Afinal, cidadania e criticidade se aprende concretamente pelo exemplo, mais do que pelas palavras.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/38437
    Collections
    • Filosofia da educação [69]

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