dc.contributor.advisor | Nunes, Odilon Carlos | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Télson José de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-17T18:15:30Z | |
dc.date.available | 2020-01-17T18:15:30Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/38422 | |
dc.description | Orientador : Odilon C. S. Nunes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho monográfico consiste de uma análise do conceito de avaliação mediado pela interface entre: consciência de classes; a adversidade na multiplicidade dos meios que consagram a avaliação; e, o trabalho educativo enquanto produto do capital humano reificado; de certo modo neste, não evidenciado. Apenas, subliminarmente. Expressando o seu caráter contraditório. Pois, se há a necessidade do avaliar presume-se que a mesma não se paute por critérios unilaterais. Já que, vivemos numa sociedade classista, esta precipuamente apropria-se de mecanismos para convalidar ou nortear o que lhe determina. Sendo este fator relacionado à manutenção do status quo - estado de permanência -, dos dominantes. No que tange a oferta de trabalho e empregabilidade. Isto é, por mais que existam inúmeras formas de avaliações no ensino-aprendizagem elas só reforçam o currículo oculto das massas detentoras do jugo sobre as classes subalternas. É inerente. Porém, não imanente. Todavia, os "teóricos" que se fizeram "notáveis", fornecem nos subsídios para uma melhor compreensão e tomada de decisões. Explicitando aspectos que no cotidiano não podemos vislumbrar. A práxis é realmente alienante. Obnubilando o amor-rigor da avaliação. Os mencionados teóricos encontram-se nas referências, ao final desta pretensa contribuição. | pt_BR |
dc.format.extent | 33 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A avaliação na educação e classes sociais : discussões teóricas na relação da escola pública com a educação popular | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |