Inovação e desempenho organizacional : um estudo de caso da Natura Cosméticos
Resumo
Resumo: A Natura Cosméticos é líder do mercado de cosméticos no mercado brasileiro desde 2005. Seu desempenho está diretamente ligado à inovação de produtos. Este estudo busca evidenciar a importância da inovação para a manutenção da capacidade competitiva da empresa e sua sobrevivência no mercado. Busca-se também discorrer sobre os resultados gerados pelos esforços de inovação no que concerne ao desempenho empresarial. É elaborada uma análise de caráter quantitativo a partir de dados publicados em relatórios gerenciais de 2005 a 2013 e um estudo da correlação entre variáveis do processo de inovação e resultados de desempenho financeiro. Foi possível apontar que há efeitos positivos entre alguns
dos indicadores utilizados. Porém, conclui-se que o desempenho empresarial necessita de uma análise mais ampla que apenas a visualização em termos de resultados financeiros. Abstract: Natura Cosmetics is the leader in the Brazilian cosmetics market since 2005. Its performance is directly related to products innovation. This study seeks to demonstrate the importance of innovation for maintaining the competitiveness of the company and its survival in the market. An-other aim of the paper is to discuss the results generated by innovation activities in terms of business performance. An analysis of quantitative character is done by using data published in management reports from 2005 to 2013. This analysis establishes correlation between the variables of innovation investments and financial performance results. It was possible to point out that there are positive effects among some of the indicators. However, it is concluded that the business performance requires a wider analysis than just viewing in terms of financial results.
Collections
- Ciências Econômicas [2072]