Luz e caminho aos pequenos : os primeiros Congressos Americanos da Criança e pan-americanização dos saberes sobre a infância (1916 a 1922)
Resumo
Resumo: As discussões acerca da infância assumem crescente importância na agenda política e científica das nações no início do século XX. Esta tese se estrutura sobre a análise debates acerca das questões da infância na América, sobretudo na América Latina, a partir do estudo dos três primeiros Congresos Americanos del Niño, cujas primeiras edições ocorreram nos anos de 1916, 1919 e 1922. Busco prioritariamente analisando os registros das palestras, comunicações e conferências proferidas nestes eventos analisar de que modo através dos Congresos Americanos del Niño, se constituíram as representações sobre "el niño americano" do início do século - sua educabilidade e escolarização, sua vida social e familiar, seus direitos - dentro de uma perspectiva pan-americana de internacionalização de conceitos, projetos, modelos e referenciais sobre a infância. Para tanto a pesquisa se respalda em referenciais teóricos da História Cultural, ancorada principalmente em Chartier, com os conceitos de Representação, Apropriação, Lutas de Representação e Circulação. O aporte de pesquisadores da História da Infância, como Egle Becchi, Sandra Carli, Moysés Kuhlmann Jr., Irma Rizzini, Gizele de Souza, Susana Sosenski, entre outros, é igualmente essencial a esta pesquisa. Os Congresos Americanos del Niño, (que a partir de sua quarta edição em 1924 em Santiago do Chile, passam a se chamar Congresos Panamericanos del Niño) tornaram-se uma instituição longeva, tendo a mais recente de suas edições ocorrido em 2014 no Brasil. As análises desta tese estarão restritas às três primeiras edições por considerar fecundo um aprofundamento nos discursos germinais que consolidaram estes congressos e que sem dúvida constituíram parte importante desta mesma longevidade. Palavras-chave: História da Educação, História da Infância, América Latina, Congressos Pan-Americanos da Criança Abstract: Discussions about childhood gained political and scientific importance during the early years of 20th century. This thesis is structured on childhood issues in America, specifically in Latin America, based on research and investigation about the first editions of the Congresos Americanos del Niño, which occurred between 1916 and 1922. Analyzing data from reports of seminars and conferences given on the mentioned events I intend to investigate how the representations about "El niño americano" have been constructed during the early years of the last century - its educability and schooling, its social and familiar life - through a panamerican perspective of internationalization of concepts, projects, models and refereces about childhood. To achieve this purpose, this research was fundamented on Cultural History, anchored mainly on Chartier, making use of the concepts of Apropriation, Representation Struggles and Circulation. The Congressos Americanos Del Niño (wich were renamed Congresos Panamericanos del Niño) became an enduring institution, and the most recent event happened in 2014, in Brazil. The analysis made to this thesis is restricted to the first 3 editions, for I consider a deeper investigation on these first speeches may contribute a better undestanding about the consolidation of these events: these speeches without any doubt contributed largely for its longevity. Key words: History of Education, History of Childhood, Latin America, Panamerican Congress of Children.
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