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    O ensino da filosofia sobre bases existenciais : a ruptura com o dogmatismo e a conquista do filosofar

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    REINA, ALESSANDRO (Catalogado).pdf (354.2Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Reina, Alessandro
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta monografia tem como objetivo evidenciar que a conquista da filosofia e a possibilidade do seu ensino-aprendizagem só se manifesta mediante o ato do filosofar. Bornheim e outros filósofos como Jaspers, Husserl, Heidegger e Sartre destacam que a conquista do filosofar sob uma base existencial, coloca-se como um elemento importante para a conquista da filosofia e conseqüente viabilização do seu ensino. É através da exposição dos argumentos destes autores, principalmente de Bornheim, que mostraremos que tal conquista exige do indivíduo uma ruptura com as instâncias dogmáticas, que o impedem de evoluir intelectualmente rumo a um processo emancipatório, de libertação de nossas crenças e limitações. Trata-se de auto-experiência, de esclarecimento, e para que isso aconteça acreditamos ser imprescindível a presença da filosofia e de indivíduos na figura de professores e alunos que imbuídos na tarefa do filosofar viabilizam um discurso crítico e conscientizador.
     
    Abstract: This monograph aims to show that the conquest of philosophy and the possibility of its teaching and learning are manifested only by act of philosophizing. Bornheim and other philosophers such as Jaspers, Husserl, Heidegger and Sartre insists that the conquest of a philosophy based on existential, stands as an important element for achieving philosophy and consequent viability of their teaching. It is through account of the arguments of these authors, especially Bornheim, which show that such achievement requires an individual with break dogmatic instances that prevent it from evolving towards intellectually a process of emancipation, liberation of our beliefs and limitations. It is self-discovery, enlightenment, and for that to happen we believe it is essential the presence of philosophy and individuals in figure of teachers and students of philosophy embedded in the task enable a critical discourse and enlightening.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/37829
    Collections
    • Filosofia da educação [69]

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