• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Econômicas
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Econômicas
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Mobilidade urbana : sustentabilidade no transporte

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    ANDRE-LUIS-ARANTES-DE-CASTRO.pdf (858.8Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Castro, André Luis Arantes de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O modelo atual dos sistemas de transporte brasileiros baseados no automóvel como principal provedor de mobilidade demonstra indícios de suas limitações e inviabilidade futura. O número de acidentes, os níveis de poluição e os congestionamentos, de maneira direta geram anualmente no Brasil custos econômicos milionários e custos sociais excessivos. O objetivo dessa monografia é fornecer o retrato atual da mobilidade urbana no Brasil, associando diretamente o uso do meio individual motorizado de transporte, como responsável pelos principais entraves nos sistemas de transporte urbano nacionais. O trabalho destaca estudos e iniciativas, nacionais e internacionais, que buscam um tratamento integrado da variável transporte com outras esferas sociais, como meio ambiente e competitividade econômica. Através da conceituação de mobilidade sustentável ressalta o papel da mobilidade como participante ativo pela busca de desenvolvimento sustentável. Por meio de uma revisão de diversos estudos relacionados à qualidade de vida urbana e transporte, é verificado a importância de um planejamento que não seja limitado a ampliação de estrutura viária em favorecimento dos automóveis particulares, sendo primordial mudanças nas diretrizes públicas tomadoras de decisão para obtenção de um sistema de transporte urbano efetivo e sustentável
     
    Abstract: The current model of the Brazilian transportation systems based on cars as a leading provider of mobility demonstrates evidence of its limitations and future infeasibility. The number of accidents, pollution levels and congestion, directly generate annually in Brazil millionaires economic costs and excessive social costs. The purpose of this monograph is provide a current picture of urban mobility in Brazil, directly associating the use of individual motorized means of transport, as responsible for the major bottlenecks in the national urban transport systems. The work highlights studies and initiatives, national and international, who seek an integrated treatment of transport variable with other social spheres, such as the environment and economic competitiveness. Through the concept of sustainable mobility emphasizes the role of mobility as an active participant in the search for sustainable development. Through a review of several studies related to quality of life and urban transport is verified the importance of planning which is not limited to expansion of road infrastructure in favor of private cars, with primary changes in public policies decision makers to obtain a system of effective and sustainable urban transport
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/37629
    Collections
    • Ciências Econômicas [2145]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV