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dc.contributor.authorTazima, Deborah Iuript_BR
dc.contributor.otherSilva, Danielle Mantovani Lucena dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2014-12-05T18:34:07Z
dc.date.available2014-12-05T18:34:07Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/35922
dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Danielle Mantovani Lucena da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 26/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionLinha de pesquisa: Estratégia e marketingpt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação verifica o efeito da interação entre o ajuste do foco regulatório e a infusão da arte na atitude sobre o produto, sobre o anúncio, persuasão e intenção de compra. Propõe-se ainda que esta relação será diferente para cada ajuste do foco regulatório pelos princípios motivacionais dos dois serem distintos. O fenômeno da infusão da arte é um tema relativamente novo na área do comportamento do consumidor e um estímulo aplicado frequentemente em situações reais de consumo. Assim, a presente pesquisa propôs um diálogo, ainda que inicial, entre estas duas teorias a fim de identificar em quais condições a interação desses estímulos é mais significativa. O primeiro experimento (n=145) com o design do tipo 2 (Foco Regulatório: Ajuste vs. Não Ajuste) por 2 (Imagem: Arte vs. Não Arte), between subjects design e com a percepção de luxo como covariável foi aplicado com o intuito de verificar a interação proposta para o ajuste de foco em promoção. Constatou-se que entre os anúncios que apresentavam arte visual, os com mensagem em promoção (ajuste) tinham uma uma média de avaliação maior para a atitude sobre o produto, atitude sobre o anúncio e intenção de compra. O mesmo padrão não foi identificado para a persuasão do anúncio, única variável na qual houve interação. O segundo experimento (n=125) teve um padrão de procedimento similar ao primeiro, mas buscava verificar se a interação do foco regulatório em prevenção com a presence de arte. A hipótese 2, testada nesta etapa na pesquisa não foi corroborada, mas identificou-se um padrão não esperado para o não-ajuste, em que indivíduos em prevenção avaliavaram melhor os anúncios com fotos na condição de não ajuste. Assim, pode ser que a arte visual tenha um efeito negativo na avaliação de produtos e anúncios sob determinadas condições. No entanto, tal resultado precisa ser melhor explorado através de outros experimentos para identificar se este resultado é consistente para explicar o mecanismo subjacente a tal efeito. Apesar das hipóteses terem sido parcialmente corroboradas, em ambos os experimentos realizados, esta pesquisa apresenta indícios iniciais que contribuem tanto para a literatura sobre foco motivacional quanto para a infusão da arte no comportamento do consumidor. Em condições nas quais o objetivo do anúncio é melhorar a atitude e a persuasão sobre o anúncio, o ajuste de promoção aliado à arte pode potencializar o efeito positivo de avaliação do consumidor. Estudos futuros podem testar a infusão da arte no produto no intuito de verificar se o efeito do ajuste com a arte podem influenciar também o comportamento de compra do produto. PALAVRAS-CHAVE: Infusão da Arte, Ajuste Regulatório, Não Ajuste Regulatório, Arte Visual.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research verifies the interaction effect between regulatory fit and art infusion in product attitude, advertisement attitude, persuasion and purchase intentention. It is further proposed that this relationship will be different for each regulatory focus by motivational principles being distinct for each one. The literature on regulatory fit has been widely explored , but the effects of regulatory nonfit still require further research. Moreover , the phenomenon of art infusion is a relatively new topic in the area of consumer behavior and a stimulus often applied in real consumption situations. Thus the present research has proposed a initial dialogue between these two theories in order to identify the conditions in which the interaction of these stimuli is more significant . The first experiment (n = 145) with the design (Regulatory Focus: Fit vs. Nonfit) by 2 (Picture: Art vs. Non Art) , between subjects design and the perception of luxury as covariate was applied to verify the interaction proposed for focus adjustment on promotion regulatory fit . It was found that among the ads that had visual art, the ones with message on promotion (regulatory fit) had a higher average assessment for the product attitude, advertisement attitude and purchase intentention. The same pattern hasn't been identified for the persuasiveness of the ad. The second experiment (n = 125) had a similar procedure to the first, but the goal was to verify if the interaction of regulatory focus on prevention with the presence of art. Hypothesis 2, tested at this stage of research, was not supported. But an not expected pattern for regulatory nonfit was identified, in which individuals in prevention focus best assessed ads with pictures in the regulatory nonfit condition. Thus, visual art can have a negative effect on advertisements and product evaluation under certain conditions. However, this result needs to be further explored by other experiments to determine if this result is consistent to explain the mechanism underlying this effect. Although the hypotheses were partially supported in both experiments, this research presents initial evidence that contribute to the literature on both motivational focus and for the art infusion of art in consumer behavior. In conditions in which the goal of the ad improve the attitude and persuasion on the advertisement, promotion fit combined with art can enhance the positive effect of consumer evaluation. Future studies can test the infusion of art into the product in order to verify the effect of the adjustment to the art may also influence the buying behavior of the product. Keywords: Art Infusion, Regulatory Fit, Regulatory Nonfit, Visual Art.pt_BR
dc.format.extent129f. : il., algumas color, tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAnunciospt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectDissertaçãopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subject.ddc659.1pt_BR
dc.titleO efeito do ajuste regulatório e da arte visual na avaliação de anúnciospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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