O relacionamento entre markketing e recursos humanos na implementação de estratégias de marketing
Date
2014Author
Silva, Gabriel Eloy da
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Dissertaçõesxmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: A carência de estudos para o relacionamento entre áreas funcionais de uma organização, em especial a área de marketing e outras funções, é uma realidade em âmbito nacional. A presente pesquisa, de foco exploratório, trata de um estudo segmentado em duas fases qualitativas, que tem por objetivo analisar a influência da relação entre as áreas de marketing e recursos humanos na implementação de estratégias do composto de marketing. As unidades de análise desta avaliação foram quatro organizações de diferentes setores de atuação, sendo duas organizações prestadoras de serviços e duas organizações fabricantes de bens. Para responder a problemática da pesquisa, foi utilizado o modelo de Chimhanzi e Morgan (2005), que aborda três interfaces - a dimensão baseada em processos, os resultados psicossociais e os resultados comportamentais, que identificam a efetividade na implementação de estratégias de marketing. A estratégia abordada em todas as quatro organizações da pesquisa foi a dos 4P’s – composto de marketing. Os dados coletados foram obtidos por meio de três etapas, todas realizadas apenas com as áreas de Marketing e Recursos Humanos. Na primeira delas foi concretizada uma pesquisa documental (relatórios, cartas, pareceres, atas, manuais e outros documentos – físicos e digitais), a fim de verificar os processos e rotinas. A segunda etapa foi composta de entrevistas em profundidade com os gestores e pessoas chave dos departamentos citados, seguida pela terceira etapa, com a aplicação de um questionário (oriundo do modelo utilizado na pesquisa) a todos os membros das respectivas áreas. As conclusões evidenciam que a relação entre as áreas de marketing e recursos humanos influenciam nos resultados de efetividade quanto à implementação de estratégias do composto de marketing. Assim, prevê conhecimentos para gerentes e profissionais do meio quanto aos componentes e etapas do processo de avaliação do relacionamento para a tomada de decisões. Porém, não foram evidenciada diferenças na interação das áreas de marketing e recursos humanos entre empresas prestadoras de serviços e fabricantes de bens.
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