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dc.contributor.advisorFrega, Jose Roberto, 1959-pt_BR
dc.contributor.authorSetim, Nilse Teresinha Pissaiapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-21T17:17:39Z
dc.date.available2022-07-21T17:17:39Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33923
dc.descriptionOrientador: José Roberto Fregapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho demonstra a importância do Departamento de Compras e Licitação de uma Prefeitura Municipal e propõe duas mudanças: a criação de um modelo de funcionamento que mantenha o quadro de funcionários do mesmo em condição de efetividade, independentemente das mudanças administrativas, e a centralização de todas as compras nesse departamento. Tal condição se justifica por que a capacitação dos funcionários que compõe o DECOL, (Departamento de Compras e Licitações) é bastante especializada e deve ser atualizada em tempo real, devido à dinâmica da legislação referente aos processos para utilização de gastos públicos. Isso requer conhecimento e depende de gastos de verbas públicas nas constantes capacitações. Da mesma forma, foram feitos estudos sobre a Lei 8.666.93 – Lei das Licitações os quais mostram que devem ser obedecidos princípios básicos para realização de compras públicas e que a licitação é o momento da efetivação de um processo que passou por fases específicas de elaboração. A observação do funcionamento do DECOL da Prefeitura de São José dos Pinhais, sempre a luz da Lei 8666/93, deixa claro que os processos licitatórios são indispensáveis para evitar a má utilização de recursos públicos e que podem ser feitas licitações sob diferentes formas: Concorrência, Tomada de Preços, Convite, Concurso, Pregão e Leilão. Também são apresentados alguns problemas comuns na apresentação da documentação das empresas licitantes e citadas irregularidades que possam ocorrer, caso haja despreparo das partes envolvidas no procedimento: agentes de órgãos públicos e empresas licitantes. Um bom processo licitatório evita a má utilização dos recursos públicospt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLicitaçãopt_BR
dc.subjectCompras (Serviço público)pt_BR
dc.titleGestão de recursos públicos : centralizar para controlarpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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