dc.contributor.advisor | Milani, Orly Marion Webber | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Sônia Aparecida Bonfim de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-20T13:22:52Z | |
dc.date.available | 2022-07-20T13:22:52Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33515 | |
dc.description | Orientador: Orly Marion Webber Milani | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa tem como proposta incentivar a utilização da ferramenta Cmap Tools, visto que esse software se trata de um instrumento que poderá favorecer o ensino de Química, por meio da produção de mapas conceituais e tem como objetivo contribuir com a prática pedagógica dessa disciplina na educação básica, por meio da proposição de trabalhos possíveis de serem utilizados pelos docentes desse componente curricular. Essa investigação justifica-se pela necessidade de se criar situações de aprendizagem que promovam a apropriação dos conteúdos básicos e específicos da disciplina de Química no Ensino Médio, em consonância com as Diretrizes Curriculares Estaduais. Para esse fim, foi realizado um estudo sobre mapas conceituais, enquanto instrumentos capazes de promover a apropriação de conhecimentos na medida em que exigem a reflexão crítica do educando a respeito de seu objeto de estudo | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia e educaçao | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Cmap Tools : uma proposta para o trabalho com mapas conceituais no ensino de química | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |