dc.contributor.advisor | Albino, Ana Beatriz | pt_BR |
dc.contributor.author | Mensato, Alessandra Zanato | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-22T13:45:44Z | |
dc.date.available | 2022-07-22T13:45:44Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33319 | |
dc.description | Orientador: Ana Beatriz Albino | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem por finalidade relatar as experiências vivenciadas durante o curso de Introdução a Educação Digital ofertado pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO). O curso ocorreu no Colégio Estadual Jerônimo Farias Martins, Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante, na cidade de Santa Cecília do Pavão norte do estado do Paraná, durante os meses de maio a agosto de 2010 sempre no período vespertino. O curso ofertado dispunha de 40 horas como carga horária, divididas em cinco encontros presenciais e a distância. O objetivo do curso foi à inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas escolas públicas, visando principalmente promover a inclusão digital dos professores e gestores das escolas, dinamizando e qualificando os processos de ensino e aprendizagem com vistas à educação básica. A formação continuada do professor é de fundamental relevância para que a inserção dos recursos tecnológicos no processo educacional aconteça com eficácia e eficiência, contribuindo assim para a qualidade da aprendizagem dos educandos. A verificação após o curso da real utilização pelos professores dos temas propostos como suporte para a sua formação e posterior aplicabilidade, cumpre com o papel a que se propõem. Trabalhar com pessoas não é fácil, portanto em um grupo heterogêneo como o observado primou-se por valorizar a diversidade, procurando durante os encontros suprir as necessidades de cada indivíduo em relação ao uso das tecnologias no cotidiano escolar | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia e educaçao | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | A prática do curso introdução a educação digital realizado no Colégio Estadual Jerônimo Farias Martins em Santa Cecília do Pavão : uma reflexão sobre o planejamento das aulas após a apropriação das tecnologias de informação e comunicação | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |