Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlbino, Ana Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorMensato, Alessandra Zanatopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-22T13:45:44Z
dc.date.available2022-07-22T13:45:44Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33319
dc.descriptionOrientador: Ana Beatriz Albinopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem por finalidade relatar as experiências vivenciadas durante o curso de Introdução a Educação Digital ofertado pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO). O curso ocorreu no Colégio Estadual Jerônimo Farias Martins, Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante, na cidade de Santa Cecília do Pavão norte do estado do Paraná, durante os meses de maio a agosto de 2010 sempre no período vespertino. O curso ofertado dispunha de 40 horas como carga horária, divididas em cinco encontros presenciais e a distância. O objetivo do curso foi à inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas escolas públicas, visando principalmente promover a inclusão digital dos professores e gestores das escolas, dinamizando e qualificando os processos de ensino e aprendizagem com vistas à educação básica. A formação continuada do professor é de fundamental relevância para que a inserção dos recursos tecnológicos no processo educacional aconteça com eficácia e eficiência, contribuindo assim para a qualidade da aprendizagem dos educandos. A verificação após o curso da real utilização pelos professores dos temas propostos como suporte para a sua formação e posterior aplicabilidade, cumpre com o papel a que se propõem. Trabalhar com pessoas não é fácil, portanto em um grupo heterogêneo como o observado primou-se por valorizar a diversidade, procurando durante os encontros suprir as necessidades de cada indivíduo em relação ao uso das tecnologias no cotidiano escolarpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçaopt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleA prática do curso introdução a educação digital realizado no Colégio Estadual Jerônimo Farias Martins em Santa Cecília do Pavão : uma reflexão sobre o planejamento das aulas após a apropriação das tecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples