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dc.contributor.advisorValente, Aura Maria de Paula Soarespt_BR
dc.contributor.authorFiorezzi, Denisept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-22T17:30:57Z
dc.date.available2022-07-22T17:30:57Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33264
dc.descriptionOrientador: Aura Maria de Paula Soares Valentept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste estudo foi trabalhar a leitura, a produção escrita, a análise linguística e o reconhecimento dos diversos gêneros textuais presentes na mídia impressa - o jornal com alunos da 4ª série do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica da pesquisa foi pautada na análise das diferentes concepções de linguagem que norteiam as atividades pedagógicas do ensino da Língua Portuguesa e na teoria sócio-interacionista de Vigotski. Na sequência foram exploradas algumas especificidades dos gêneros textuais, suas características e singularidades, incluindo as especificidades do gênero jornalístico e a distinção entre notícia e reportagem. Para a pesquisa foi realizado um estudo comparativo com duas turmas de quarta série do Ensino Fundamental que envolveu 43 alunos que trabalharam com os gêneros jornalísticos noticia e reportagem. O estudo comparativo desenvolveu-se na Escola Municipal Visconde de Mauá no Município de Lindoeste – Paraná. Os resultados da pesquisa apontam para as diversas possibilidades de uso do jornal impresso e diário em sala de aula como um possível agente potencializador para as atividades de leitura e de escrita e um material didático que possibilita o reconhecimento e a identificação dos gêneros textuais presentes num jornal impresso e de circulação diáriapt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of this study was to work on reading, writing production, linguistic analysis and recognition of different kinds of texts present in the print media - the newspaper with students in the 4th grade on. The theoretical research was based on analysis of different conceptions of language teaching activities that guide the teaching of Portuguese language and social interaction in the theory of Vygotsky. Following were explored some specifics of genre, its characteristics and peculiarities, including the specifics of gender and the distinction between journalism and news reporting. For the research was conducted a comparative study with two groups of fourth grade of elementary school, which involved 43 students who worked with the genres of journalism, and news reporting. The comparative study was developed in Visconde de Maua Municipal School in the Municipality of Lindoeste - Paraná. The survey results point to the various possibilities of using the newspaper and printed daily in the classroom as a possible agent for potentiating the activities of reading and writing and educational material that enables the recognition and identification of text genres present in a printed newspaper and daily circulationpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMídia impressapt_BR
dc.subjectJornalismo e educaçãopt_BR
dc.titleMídia impressa : o jornal como instrumento de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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